Você sabia? Garuva tem o 14º melhor PIB per capita de Santa Catarina

O desenvolvimento econômico de Garuva é refletido nos dados publicados pelo IBGE no final do ano passado. De acordo com o instituto, o município de Garuva tem o 14º melhor PIB per capita de Santa Catarina, com cerca de R$ 60 mil para cada um dos 18.816 habitantes. Mesmo com o bom desempenho, em comparação com o ano anterior, o município caiu quatro posições. Na última estimativa, o PIB de Garuva foi calculado em R$ 1.098.318,08.

Mas, para que serve o cálculo da PIB per capita? A professora de economia da Univille Jani Floriano explica que o PIB per capita é o resultado da divisão do PIB total por habitante de um município, estado ou país, independente se esta população é composta, também, por crianças ou idosos.

De acordo com a economista, a análise do PIB per capita é extremamente importante para analisar a riqueza de cada município, estado ou país. Mas, Jani ressalta que este cálculo deve ser visto com análise, pois um PIB per capita alto não significa que há uma qualidade de vida na população, já que o cálculo não identifica se há uma concentração de renda.

Um exemplo apresentado pela professora são os cálculos do PIB per capita de Joinville em comparativo com São Francisco do Sul. O PIB de Joinville é maior que do município vizinho, mas o PIB per capita de São Francisco do Sul é maior. Isso ocorre porque a população de Joinville é muito maior que de São Francisco do Sul. Porém, São Francisco do Sul apresenta um PIB per capita maior por dois fatores: devido as operações portuárias no município, que são extremamente valorizadas e a quantidade populacional que é mais baixa.

Jani comenta que a economia utiliza este tipo de cálculo para identificar, de fato, a evolução da riqueza de cada cidade e onda há mais possibilidade de negócios.

Leia também: PIB de Garuva cai duas posições, mas se mantém entre os 50 mais ricos de SC

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*