Você sabia? Garuva é o único município de SC fora do mapa estadual da seca

Um fato um tanto inusitado foi divulgado pelo boletim hidrometeorológico de Santa Catarina nesta semana: dos 295 municípios do estado, Garuva é o único fora do mapa da seca, na primeira quinzena do mês de fevereiro. Veja:

Mapa mostra apenas Garuva em níveis normais relacionado à seca que atinge todo o estado. Arte: Governo de Santa Catarina

As boas condições é resultado das constantes chuvas que chegaram no município no mês de janeiro, contribuindo para o abastecimento das casas e a irrigação na agricultura. Porém, de acordo com o relatório, até mesmo para o município de Garuva as chuvas nas duas primeiras semanas de fevereiro ficaram abaixo da média, assim como em todo o estado, agravando a seca, principalmente no Oeste.

Fora do mapa da seca desde janeiro

Em setembro de 2021, Garuva constava entre os 147 municípios catarinenses classificados com ‘seca moderada’, devido as chuvas registradas abaixo da média, segundo relatório.

Espaço publicitário

Com a chegada de janeiro, o município tornou-se destaque estadual quando o assunto é volume de chuva: 502 mm, o maior registro de acúmulo chuvoso do Estado. De acordo com o relatório, a abundância de chuva foi decorrente da influência da circulação marítima e favoreceu para a saída do município do mapa da estiagem.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*