Urgente: Garuva salta de 6 para 46 casos de Covid-19 em 72h

A Secretaria de Saúde de Garuva divulgou nesta quinta-feira (6), que os casos ativos de Covid-19 saltaram de 6 para 46 em 72 horas no município. Com o aumento da procura de moradores às Unidades de Saúde com sintomas, a Prefeitura informou que os atendimentos de sintomas gripais que ocorriam apenas na Unidade de Pronto Atendimento foram ampliados, também, para as cinco Unidades Básicas de Saúde do município.

A elevação nos casos ativos de Covid-19 é observada em todos os municípios da região. Em Araquari, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até às 16h desta quarta-feira (5) a UPA atendeu 188 pacientes na ala respiratória e 103 no setor clínico. A Secretaria informa, ainda, que a média diária para dezembro foi de 77 pessoas. Ontem, passou de 400. Com isso, o tempo de espera, em alguns casos, chegou a ser de 2 horas.

Caso também é preocupante em Itapoá

Nas últimas 24 horas, Itapoá saltou de 28 para 63 casos confirmados. Há, também, 103 moradores em monitoramento com suspeita da doença. No dia 22 de dezembro, o município celebrou o número zero de pessoas em tratamento, porém, com o retorno das aglomerações, houve uma nova elevação nos casos.

Em nota a Prefeitura de Itapoá afirmou que com a alta temporada a tendência é que o vírus se espalhe ainda mais rápido. “Os casos estão aumentando a cada dia e por isso, precisamos da sua colaboração. Use a máscara, higienize suas mãos frequentemente e mantenha o distanciamento social indicado”, acrescentou.

No último levantamento da Matriz de Risco Potencial Regionalizado, Araquari, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul, assim como os demais municípios da Nordeste catarinense, voltaram para o nível alto (amarelo) devido a piora no avanço da pandemia na região.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*