Última Hora: Prefeitura de São Francisco do Sul se manifesta sobre aplicação de vacinas vencidas contra Covid-19

Segundo jornal Folha de São Paulo, município aplicou 142 doses vencidas

Em nota ao Folha Norte SC, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Francisco do Sul informou que está aguardando um esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde, já que receberam as vacinas distribuídas pelo Estado.

“Aplicamos as vacinas muito rapidamente após o recebimento, não ficando vacinas armazenadas além do tempo necessário para distribuição e logística. Nas doses citadas, constava validade apropriada para aplicação. Nenhuma dose aplicada ou recebida fora do vencimento pelos documentos físicos e eletrônicos nas planilhas e sistemas de controle da Secretaria Municipal de Saúde e cruzados com os sistemas estaduais e federais”, enfatizou a assessoria.

Entenda o caso:

Uma reportagem publicada pela jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2) afirma que, pelo menos, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Segundo gráfico do jornal, 142 doses do lote CTMAV505 com vencimento no dia 31 de maio foram aplicadas São Francisco do Sul, sendo 141 doses na Unidade Básica de Saúde da Família da Vila da Glória e uma na Unidade do Rocio Pequeno.

Gráficos foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de São Francisco do Sul e região!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*