Todas as praias de Itapoá voltam a ser próprias para banho

O último relatório divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nesta sexta-feira (11), apontou que todas as praias de Itapoá voltaram a ser próprias para banho. No município, são analisados cinco pontos: dois na Barra do Saí, um em Itapema do Norte, um no Balneário Paese e outro no Balneário Palmeiras. No último relatório, divulgado na semana passada, a análise mostrou que o ponto 5 da Barra do Saí e o ponto 1 em Itapema do Norte estavam impróprios para banho.

A água é considerada Própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros, e Imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, enfatiza que a pesquisa não considera uma análise pontual, mas um histórico de análises de cinco semanas consecutivas do mesmo ponto. “Quando o cidadão encontra uma placa de ‘próprio para banho’, isso quer dizer que durante cinco semanas aquele ponto apresentou baixos resultados de concentração da bactéria Eschericchia coli, utilizada como indicador para elaboração da pesquisa, ou seja, significa que aquele ponto teve pouco ou nenhum contato com esgoto durante o período” explica Fábio.

A metodologia aplicada pelo IMA é utilizada em todo Brasil é normatizada pela Resolução n. 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Monitoramento similar é realizado em várias partes do mundo.

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. 

Fonte: Governo de Santa Catararina

Edição: Jornalista Herison Schorr, formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*