‘Surto generalizado de gripe’ toma conta de São Francisco do Sul, informa Secretaria de Saúde do município

São Francisco do Sul observa nos últimos dias uma explosão de casos de gripe no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma demanda extremamente grande de pessoas com sintomas de síndrome gripal. “A orientação dada é procurar a triagem somente quando estiver apresentando sintomas. Se teve contato com alguém sintomático evitar sair de casa por cinco dias”, alerta a Secretaria.

A entidade também destaca que, nesta época do ano, o município comporta um público maior de demanda médica e acrescenta: “Muitas pessoas não se cuidaram durante as festas e agora estão com sintomas. Temos um surto generalizado de gripe em função do afrouxamento das medidas preventivas”, explica.

Segundo a Secretaria, a grande maioria que está procurando atendimento é de fora do município o que agrava a situação de atendimento, pois mesmo tendo triagem 24h o município está com a demanda muita alta para a estrutura existente e há uma grande dificuldade para alocar pessoal para triagem e diagnóstico. “Pronto Atendimento e a UPA 24h devem ser procurados nos casos de urgências e emergências não relacionadas com suspeita de síndrome gripal.
A situação fica mais crítica quando se observa que assintomáticos procuram a triagem para solicitar atestado”, orienta.

A Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul não confirma se o vírus circulante no município seja o H3N2, mas está seguindo o protocolo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) que considera essa cepa do vírus ativa em todo o estado em função da rápida transmissão e quadro clínico apresentado.

Situação é preocupante também em Garuva

A Secretaria de Saúde de Garuva vê com preocupação o aumento da procura de moradores aos postos de saúde com sintomas gripais. De acordo com a Prefeitura do município, houve um aumento de 60% na busca de atendimento quando comparado ao mesmo período do ano anterior, porém a maioria dos casos com teste negativo para Covid-19. Só nos últimos 30 dias, a Unidade de Pronto Atendimento de Garuva já atendeu 3.659 pessoas.

Duas mortes já foram registradas por gripe em SC

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) por meio da (DIVE/SC) registrou duas mortes por gripe em Santa Catarina. Sendo uma paciente de 12 anos confirmada para influenza A H3 residente no município de Brusque e outra de 96 anos, residente no município de Joinville com influenza A (não subtipado).

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de São Francisco do Sul e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*