Saúde de SFS atende pacientes de Covid-19 em navio; cinco estão com a variante Delta

Tripulantes positivados estão em isolamento dos demais embarcados; Todas as medidas sanitárias estão sendo observadas, seguindo as orientações da Anvisa

A Vigilância Epidemiológica de São Francisco do Sul foi acionada pela Anvisa em 17 de julho, para dar suporte ao atendimento de tripulantes positivados para Covid-19 a bordo de navio cargueiro em quarentena na área de fundeio externa do porto de São Francisco do Sul. A enfermeira coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Isonir Fernandes, e o médico do setor Covid-19 do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, Thiago Lisboa, subiram a bordo do navio Aristidis para avaliação de 8 tripulantes.

Dos 22 integrantes da tripulação, 14 estavam positivados para Covid-19, 8 apresentavam queda do estado geral, sendo que 4 apresentaram situação mais grave e foram removidos da embarcação, levados em lancha até a costa e encaminhados em ambulância privada providenciada pela agência marítima para internação no Hospital da Unimed em Joinville. Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirmou a identificação da variante Delta entre cinco dos tripulantes.

No dia 18 de julho, novamente houve acionamento pela Anvisa e após novo atendimento no navio, mais dois pacientes foram desembarcados e encaminhados para internação.No momento dos atendimentos, o navio se encontrava a 1 hora de lancha da costa, foi recomendado o fundeio da embarcação em área mais próxima, sem comprometimento da quarentena, para facilitar a monitoração e eventual desembarque de outros pacientes em caso de agravamento do quadro clínico. Os tripulantes positivados estão em isolamento dos demais embarcados. Todas as medidas sanitárias estão sendo observadas, seguindo as orientações da Anvisa.

A variante Delta
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o dia 19 de julho, já foram confirmados 110 casos da VOC Delta em território brasileiro, sendo que apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

Fonte: Prefeitura de São Francisco do Sul

Edição: Jornalista Herison Schorr

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de São Francisco do Sul e região!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*