São Francisco do Sul chega a 180 mortes por Covid-19; número de contaminados mais do que dobra em 48h

São Francisco do Sul alcançou a marca de 180 mortes por Covid-19. Os dados da vítima não foram divulgados pela Prefeitura do município que também contabiliza um número crescente do novos contaminados. Em 48 horas, os casos ativos foi de 26 para 61, totalizando 8.426 moradores infectados desde o início da pandemia.

Com o avanço dos casos, tanto de Covid-19 como de Gripe, a Prefeitura divulgou em suas redes sociais uma cartilha de orientação aos moradores, para identificarem os sintomas de cada doença.

Gripe

A infecção pelo vírus da influenza apresenta sintomas agudos nos primeiros dias. A cepa H3N2 pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave. O surto é considerado fora de época, consequência do relaxamento das medidas de proteção. A vacina da gripe está disponível nos postos de saúde, e ajuda a proteger contra a nova cepa.

Principais sintomas: febre súbita, coriza, tosse (geralmente seca), dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça cabeça e fraqueza.

Os pacientes com esses sintomas devem passar por um isolamento de 7 dias para evitar contaminar outras pessoas, além de fazer repouso, ter boa alimentação e hidratação.

Coronavírus – variante Ômicron

É uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações.

Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta.

Coronavírus – variante Delta

Características semelhantes à gripe sazonal. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.

Sintomas mais comuns: febre, tosse persistente, corizas, espirros, dor de cabeça, dor de garganta.

As medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados, cobrir a boca em caso de tosse ou espirro, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, isolamento em caso de sintomas respiratórios e ventilação de ambientes.

Procure o Centro de Triagem somente se apresentar sintomas de síndrome gripal. O Pronto Atendimento e a UPA devem ser procurados nos casos de urgências e emergências não relacionadas com suspeita de síndrome gripal.Se você teve contato com alguém infectado com Coronavírus ou Gripe e não está apresentando sintomas, evite sair de casa. A recomendação é ficar isolado por cinco dias.

Edição: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de São Francisco do Sul e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*