Saiba porque agricultor escolheu Araquari para implantação de lavoura comercial de maracujá

Há cinco anos, Arcione José Demarco dedica seus dias à plantação e hoje é um dos maiores produtores da cidade, trabalhando com uma lavoura comercial

Ele é catarinense, passou por Goiás na produção de arroz e encontrou em Araquari, a Capital Catarinense do Maracujá, um novo ofício na agricultura, o cultivo da fruta. Há cinco anos, Arcione José Demarco dedica seus dias à plantação e hoje é um dos maiores produtores da cidade, trabalhando com uma lavoura comercial.

“Nesse ano de 2021, nós plantamos 12 mil pés. Tivemos uma perda de no mínimo duas mil plantas, então temos 10 mil plantas produzindo. A expectativa de produção é que a gente colha 10 quilos por pé”, diz.

O ofício não é fácil e além do clima, tem seus obstáculos. O plantio do maracujá acontece sempre a partir de agosto e a colheita vai até junho. Já em julho tem o período de vazio sanitário, onde todas as plantas devem ser arrancadas para evitar doenças e manter a qualidade nas novas mudas. “Maracujá como agricultura é um ramo que agrega 12 meses do ano, 365 dias. Então, realmente é uma coisa bem trabalhosa. O cultivo do maracujá não se consegue fazer tudo com máquinas, então, todo o processo é manual, desde o plantio, adubação. O que a gente faz aqui que é mecanizado é a pulverização e a roçada”, conta Demarco.

Mas para ele, que já passou por muitos lugares e conhece de perto o fruto, o que acha destaque na cidade é a qualidade das frutas. “Nós realmente temos um padrão de frutas que eu diria que é o melhor do Brasil. Quando o nosso produto chega nas prateleiras, chega no mercado, nós temos um destaque. Infelizmente não temos essa valorização de preço, mas o nosso produto eu diria que é o melhor do Brasil”, afirma o produtor.

Plantação de maracujá, em Araquari. Foto: Prefeitura de Araquari

E mesmo com as dificuldades da vida no campo, nada é mais recompensador do que ver que todo o trabalho rendeu bons frutos. “O agricultor se sente feliz quando planta uma mudinha, a vê crescer, desenvolver. Vê sair as flores e com certeza, quando você colhe os frutos, te dá um alento. Você se sente feliz com isso”. 


Expectativa de safra 2020/2021
Atualmente, Araquari possui 34 produtores cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pesca, somando 53 mil plantas e uma expectativa de safra de 1.060 toneladas para a safra atual.  um aumento de 69% na produção, se comparado com a safra de 2019/2020, onde foram colhidas 624 toneladas do fruto. Também existe uma expectativa de movimentação financeira de mais de R$ 2 milhões dentro do município com a colheita de 2020/2021.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*