Sabores de Garuva: conheça o famoso chips de banana que faz sucesso no município

O Folha Norte SC começa a apresentar nesta terça-feira (12) uma série de reportagens sobre as delícias da gastronomia de Garuva. No primeiro episódio, visitamos a localidade do Caovi, onde uma moradora ensinou a fazer um petisco que caiu nas graças do povo garuvense: o chips de banana verde.

Espaço publicitário

A localização da residência é a seguinte: uma casa amarela, três antes da pequena pista de decolagem tão pequena quanto avião que atua na pulverização dos bananais do município. E quando o assunto é banana, a fruta, que permeia como os principais itens da gastronomia de Garuva, também seria a base para o prato típico que procurávamos naquela tarde chuvosa. Quem me espera no portão é Neusa dos Santos Brassanini, de 41 anos.

Neusa Brassanini, produtora dos chips de banana. Foto: Herison Schorr

Ao adentrar na referida residência amarela, a cozinha já nos esperava com uma panela de óleo quente, companhada de pencas de bananas verde do tipo caturra, “pois a prata (outro tipo de banana) costuma ser mais doce”, contou Neusa que prepara o petisco salgado, mas complementou que pode também ser feito com açúcar.

Espaço publicitário

O primeiro passo é descascar as bananas com uma faca. Em seguida ela é fatia com um ralador em finas camadas e jogadas imediatamente na panela de óleo quente. Neusa explica que este procedimento precisa ser rápido, pois a banana verde tende a ficar escura em contato com o ar.

Bananas verdes são descascadas, fatiadas e jogadas imediatamente em uma panela com óleo quente. Foto: Herison Schorr

Enquanto fritava os chips de banana, a produtora contou que aprendeu a receita há 10 anos, em uma reportagem de TV. Esposa e nora de bananicultores, Neusa arriscou uma nova oportunidade de renda para sua família, ao lado da irmã que também se interessou pela receita. Tradicionalmente, as duas preparam o chips de banana em forno à lenha, localidade do Cubatão, Guaratuba. A produtora garante que deste modo o sabor fica ainda mais especial.

Com um valor de R$ 4, atualmente, são cerca de 25 pacotes vendidos entre a vizinhança do Caovi e do município vizinho, nos dias de vendas. O chips de banana também é vendido na feira livre de Garuva, realizada todos os sábados.

Durante os cinco minutos de fritura, os chips são virados para dourar de ambos os lados. Após, Neusa retira-os do óleo e os coloca em uma travessa com papel toalha, para retirar o excesso de gordura. Em seguida, o petisco é temperado com sal.

Espaço publicitário

Ao encerrar a entrevista, Neusa ofereceu os petiscos para degustação, que foram aprovados com muito mérito, por levarem em sua crocância uma saborosa tradição garuvense.

São necessários 5 minutos de fritura para dourar os chips de banana. Foto: Herison Schorr

Para encomendar os chips de banana da Neusa, entre em contato pelo WhatsApp: (47) 98913-5965.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*