Prefeitura de Garuva vê com preocupação aumento significativo de sintomas gripais entre moradores

A Secretaria de Saúde de Garuva vê com preocupação o aumento da procura de moradores aos postos de saúde com sintomas gripais. De acordo com a Prefeitura do município, houve um aumento de 60% na busca de atendimento quando comparado ao mesmo período do ano anterior, porém a maioria dos casos com teste negativo para Covid-19. Só nos últimos 30 dias, a Unidade de Pronto Atendimento de Garuva já atendeu 3.659 pessoas.

Os sintomas gripais são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Já a prevenção segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

De acordo com a Prefeitura, não há a confirmação de que o vírus circulante no município seja o H3N2, que já se torna predominante entre as causas de gripe no país, porém, nesta semana, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) divulgou um alerta sobre o avanço da doença no Estado e o registro de duas mortes causadas pelo vírus em Santa Catarina.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*