Porto Itapoá comemora a marca de 1000 colaboradores

A previsão do Porto Itapoá é finalizar o ano de 2021 com cerca de 1.100 colaboradores

Neste ano de 2021 o Porto Itapoá comemora seus 10 anos de operação e, junto desta conquista a empresa supera outro patamar histórico, a marca de 1000 colaboradores.

Neste período de muito planejamento e trabalho, superando os desafios ano após ano, comemorar o milésimo Colaborador é motivo de orgulho e satisfação para Acionistas, Colaboradores e toda a Comunidade itapoaense, demonstrando que a dedicação e comprometimento da empresa trouxe resultados positivos para todos os agentes envolvidos com a operação do Porto Itapoá.

Atualmente, entre empregados diretos e demais pessoas envolvidas com a operação, o Porto Itapoá impacta financeiramente cerca de  5 mil pessoas. Isso significa que aproximadamente 50% da mão de obra economicamente ativa de Itapoá tem relação com a atividade portuária, como caminhoneiros, Colaboradores de empresas parceiras, comerciantes, prestadores de serviços, etc..

A relevância da atividade portuária para a cidade de Itapoá se traduz nesses números. Somente a remuneração dos 1000 Colaboradores da empresa injetam mais de 30 milhões de reais na economia local do município todos os anos. Somados os colaboradores indiretos, esse montante ultrapassa os 50 milhões de reais.

Neste ano de 2021, dois outros projetos relacionados a atividade portuária estão em andamento. O primeiro refere-se a continuidade da expansão do Terminal que almeja investir mais de 1 bilhão nas obras de ampliação de pátio e píer. O segundo projeto refere-se a dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso, que possibilitará o recebimento dos maiores navios em operação no mundo.

Esses dois grandes projetos tornarão o complexo portuário da Baía da Babitonga uma ativo ainda mais relevante no cenário nacional e internacional, proporcionando riqueza e desenvolvimento para a comunidade e, principalmente, gerando emprego e renda para o município.

Além dos empregos, ressalta-se a capacidade arrecadatória que a operação do porto trouxe à Itapoá. Até 2010, a arrecadação do Município com o imposto sobre serviços (ISS), tributo exclusivamente municipal – não ultrapassava a marca de 200 mil reais por ano. Somente em 2020, o Porto Itapoá foi responsável por quase 12 milhões de reais. A soma da arrecadação do município, somando todos os impostos e repasses federais em 2011 era de 46 milhões de reais. Em 2020 deve chegou próximo a 140 milhões de reais.

É inegável a contribuição do Porto Itapoá ao município, não apenas do ponto de vista de dar condições ao município poder investir, através da arrecadação de impostos, mas também nos investimentos já realizados pelo Terminal, como 16 km de vias pavimentadas executadas pelo Terminal, como o investimento de quase 15 milhões de reais para trazer energia de alta capacidade ao município, além dos mais de 50 programas socioambientais realizados anualmente pelo porto.

Por este motivo, a campanha promovida pelo Terminal para registrar a marca de 1000 Colaboradores carrega o lema “Mil Motivos Para Comemorar”, pois são muitas as conquistas e, não apenas da empresa mas, certamente, de toda a comunidade.

O Presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner enfatiza essa relevância do Terminal para a cidade: “O Porto Itapoá nasceu como um projeto de investimento em infraestrutura na ideia de poucas pessoas. Hoje, é um empreendimento consolidado que emprega mil pessoas diretamente e contribui para o desenvolvimento econômico de um munícipio inteiro, além de promover oportunidades e crescimento para toda nossa região.”

Processo Seletivo do Porto Itapoá

Com esse dinamismo todo e, prevendo ainda mais investimentos, o Porto Itapoá mantem seu processo seletivo ativo. Ainda em 2021 e também em 2022 há previsão de outras novas contratações, especialmente na área de operações e manutenção.

Nesse sentido é importante também esclarecer como funcionam as etapas do processo. Atualmente são mais de 50 mil currículos cadastrados no site do Porto Itapoá. Somente em 2021 foram ativados 4 mil novos cadastros e, o primeiro passo é justamente este: Cadastrar o currículo no site do Terminal (www.portoitapoa.com).

Houve períodos onde a concorrência pelas vagas no Terminal chegaram a proporções de 400 candidatos por vaga e, por este motivo, a divulgação de como funcionam as etapas de seleção para essas vagas são fundamentais.

Após o cadastro no site, a equipe de Recrutamento e Seleção realiza uma triagem desses currículos dentro do próprio site, filtrando por vagas ofertadas na empresa com vagas selecionadas pelo candidato no próprio site. A partir da seleção desses currículos, a equipe solicita a documentação dos candidatos pré-selecionados para análise e conferência e veracidade da documentação.

Passada esta primeira etapa de triagem, os selecionados passam para a segunda etapa, de testagem psicológica, onde são avaliados os perfis dos candidatos, capacidade de atenção e habilidades e competências para a vaga que está sendo ofertada.

Superada a etapa de testagem psicológica, a terceira etapa é a entrevista com o Gestor e os testes práticos (a depender das vagas ofertadas). Aqui o gestor identifica a capacidade técnica do candidato, como a operação de equipamentos ou conhecimento da área mecânica e elétrica, para os casos da manutenção.

Este processo todo, até então chegava a ter 20 dias entre a primeira e a última etapa. Com o volume de contratações dos últimos meses, algumas ações foram simplificadas, diminuindo em mais de 30% o tempo da seleção, garantindo mais agilidade e objetividade para os candidatos.

A previsão do Porto Itapoá é finalizar o ano de 2021 com cerca de 1.100 colaboradores.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*