Pontos das praias de Capri e Enseada tornam-se impróprios para banho

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira (7), o primeiro relatório de balneabilidade do ano, o quinto da temporada. A coleta foi realizada no dia 4 de janeiro.

Na listagem, quatro pontos de banho em São Francisco do Sul foram considerados impróprios: o ponto 5 da praia de Capri, em frente à rua Inglaterra; o ponto 2 da praia da Enseada, em frente à rua Minas Gerais; o ponto 6 da praia de Paulas, em frente à praça da Figueira e o ponto em frente à praça do Inglês.

Ainda de acordo com o relatório, no dia 22 de dezembro todas as praias de São Francisco do Sul estavam próprias para banho.

O gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, reforça que a alta temporada é uma das épocas do ano com maior incidência de chuvas, o que pode contribuir para a impropriedade de alguns pontos. “Grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade. Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade”, explicou Marlon.

A orientação para os usuários é que sempre evitem o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.

Todos os dados e o histórico das coletas podem ser acessados na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou pelo aplicativo Praia Segura. O próximo relatório de balneabilidade será atualizado e divulgado pelo IMA na próxima sexta-feira, 14.

Critérios

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Edição: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de São Francisco do Sul e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*