Jubarte encontrada morta em Araquari estava com rede de pesca presa na boca

Animal passou por necropsia e foi enterrado na segunda-feira (5)

Na manhã desta segunda-feira (05), a equipe técnica do PMP-BS/Univille registrou o quarto encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) morta, no Trecho 05 do PMP-BS, monitorado pela Univille. Este é o segundo indivíduo que encalha no trecho Barra do Sul/ Araquari, desta vez bem próximo à Barra do Itapocu, em Araquari. Devido ao avanço da maré, a equipe precisou aguardar a chegada do maquinário da Prefeitura, para retirar o animal da água e poder realizar o procedimento de necropsia com segurança.

A jubarte – um macho de quase nove metros de comprimento – foi encontrada morta na zona de arrebentação já em avançado estágio de decomposição. Apresentava sinais sugestivos de interação antrópica, com fragmento de rede de pesca fixado em calosidade de mandíbula.

Rede de pesca foi identificada pelos veterinários na boca do anima.
Foto: PMP-BS/Univille

Amostras de pele, músculo e gordura foram coletadas para análises posteriores, além de fragmento de intestino grosso, piolhos e epibiontes – cracas que ficam aderidas ao corpo do animal -. A barbatana (cerdas bucais filtradoras) e a nadadeira peitoral esquerda foram coletadas e trazidas para a base, onde integrará a coleção osteológica do Acervo Biológico Iperoba da Univille.

Já a carcaça foi enterrada na praia onde ocorreu o encalhe, conforme orientações do Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos da Remane – Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste -.Nessa operação, o PMP-BS/Univille contou com a parceria e apoio logístico da Secretaria de Agricultura e Pesca de Araquari, através do secretário James Schroeder, que disponibilizou o maquinário necessário para execução do procedimento de necropsia e posterior enterro do animal.

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Araquari e região!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*