Itapoá é o 8º município catarinense com melhor adesão à vacina contra Covid-19

Quando o assunto é vacina contra a Covid-19, a população de Itapoá dá exemplo: dentre as 295 cidades catarinenses, o município ocupa a 8º colocação no ranking estadual de adesão à vacinação. No momento, são 110,28% da população – estimada em 21.766 pessoas de acordo com o IBGE – vacinada com a primeira dose e 101,72% com a segunda. Com a terceira dose, já são 41,50% dos moradores. Os dados foram divulgados na tabela do vacinômetro pela Secretaria do Estado da Saúde.

Ranking de adesão à vacina contra a Covid-19. Arte: Governo de Santa Catarina.

Em entrevista ao Folha Norte SC, a secretária de Saúde de Itapoá, Janayna Gomes, ressalta que a boa adesão à vacina é resultado de um trabalhou intenso, com agendamento para vacinação individualmente através de contato telefônico e busca ativa dos faltosos. “Foi realizado, também, o trabalho de publicidade para divulgar novas e etapas da vacina, convidando o público alvo a aderirem a aplicação do imunobiológico”, acrescentou.

Mortes por Covid-19

No mês de janeiro, Itapoá observou uma explosão de casos ativos de Covid-19, chegando a registrar no dia 20, 404 casos ativos da doença. Nesse período, o município contabilizou, em uma maioria significativa, casos leves da doença devido a boa adesão das vacinas, como afirmou Janayna que acompanhou o avanço da pandemia no município. Porém, houve o registro de três mortes.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Itapoá, das três mortes que ocorreram no município pela Covid-19, uma vítima estava com o esquema vacinal completo, mas possuía comorbidades, e as outras duas não haviam tomado nenhuma dose das vacinas contra a doença.

Vacinação de crianças

Mesmo com a vacinação dos adultos avançada, a secretária de Saúde afirmou que vê uma resistência quando o assunto é a vacinação de crianças contra a doença. “Estamos encontrando dificuldade em conversar com os pais a respeito da importância da imunização”, revelou. Atualmente, o município já aplicou 801 vacinas entre a população de 5 a 11 anos.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Itapoá e região

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*