Itapoá celebra dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município

Nossa Senhora Imaculada Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado. É o caso de Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), e do município de Itapoá, que hoje comemora a data com feriado municipal e uma procissão luminosa após a missa, que começa às 19h.

A celebração tem sabor especial para os falantes de língua portuguesa. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Nossa Senhora Imaculada Conceição também é a padroeira dos Estados Unidos.

Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Itapoá. Foto: Divulgação

Festa da santa vem do século 15

A devoção à Nossa Senhora Imaculada Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora Imaculada Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.

Nossa Senhora Imaculada Conceição: Padroeira de Itapoá

A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição foi criada em 1992 pelo bispo Dom Gregório. Foi a primeira paróquia a ser criada no município de Itapoá.  Tendo como seu primeiro pároco foi Padre Jonivaldo Antonio Morriesen.
Atualmente, a Paróquia é constituída por 14 comunidades. Possui suas pastorais e 65 grupos bíblicos de reflexão.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Foto: Divulgação

Confira uma oração à Nossa Senhora Imaculada Conceição:

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;

Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.

Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

Amém…

Fonte: Site Uol

Edição: Jornalista Herison Schorr

1 Comment on "Itapoá celebra dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município"

  1. Nossa Senhora, protegei Nossas famílias!🥰🥰

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*