Garuva apresenta projeto do portal da cidade e abre processo licitatório

A obra está prevista para se construída na Avenida Paraná, principal via de acesso a Garuva para quem chega pela rodovia BR-101

A Prefeitura de Garuva recebeu hoje (30), o projeto do novo pórtico do município, desenvolvido pela equipe técnica de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

A obra está prevista para se construída na Avenida Paraná, principal via de acesso a Garuva para quem chega pela rodovia BR-101. A concepção do pórtico leva em consideração aspectos fundamentais que remetem à fatores sociais, históricos e ambientais da cidade.

O pórtico é composto por diversas estruturas que se conectam entre si. As medidas fazem analogias ao Monte Crista e sua altitude de 927 metros, o material utilizado será pingadeiras de granito, que é um elemento da composição rochosa do próprio monte.

Modelo foi apresentado pela Prefeitura de Garuva. Arte: Amunesc

Outra relação estabelecida na altura do pórtico, é o ano de fundação da cidade (1963). A eternização dessa data através da arquitetura, traz consigo um simbolismo que a emancipação política evoca à cidade, como a liberdade e independência econômica. Também há feixes de luz que destacam o monumento durante o período noturno, fazendo uma simbologia aos desbravadores que foram pioneiros na fundação do município.

A representatividade dos rios do município é destacada pelo revestimento do pórtico, com seixo telado natural. Outros feixes de luz usados numa das colunas representa quedas de água, reforçando a ligação da cidade com a natureza hídrica.

A estrutura tem a presença do brasão do município e as inscrições: “Seja Bem-Vindo a Garuva – Santa Catarina Começa Aqui”, fazendo alusão de ser o primeiro município do Estado, para quem chega do Paraná. E no outro lado tem a saudação: “Volte Sempre a Garuva”.A obra entrará agora em processo de licitação e o início dos trabalhos devem iniciar ainda neste ano.

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*