Frio poderá matar animais e pessoas em situação de rua nesta semana

Com a presença de vento e chuva, o processo de resfriamento do corpo será intensificado

A chegada de uma massa de ar polar considerada histórica pelos meteorologistas poderá quebrar recordes de frio no Sul do Brasil. Em análises mais precisas da empresa MetSul Meteorologia, nas áreas serradas, os termômetros registrarão temperaturas negativas, como em Campo Alegre, que poderá marcar – 3 °C na quinta-feira (29).

Porém, o destaque de frio será do Planalto Sul, com possibilidade ter uma sensação térmica de -20ºC e -25ºC. “São valores perigosos que podem causar até congelamento da pele e do tecido inferior (frostbite) de partes expostas do corpo como dedos”, alertou o sistema de monitoramento. No litoral catarinense, os termômetros podem não passar dos 5 °C pela manhã, e o frio será ainda mais acentuado pela sensação térmica.

Com estes valores, a Defesa Civil de Santa Catarina levantou um alerta vermelho que preocupa entidades do Estado: a morte de animais e pessoas em situação de rua por hipotermia. Com a presença de vento e chuva, o processo de resfriamento do corpo será intensificado, causando a morte em pessoas quando a temperatura corporal tornar-se inferior a 28 °C. Em cães e gatos, ao contrário dos seres humanos, já é considerada hipotermia quando suas temperaturas chegam a 32° graus.

Alerta foi emitido na manhã de hoje. Arte: Defesa Civil de SC

Mortes por hipotermia em São Paulo

O frio deste inverno já fez o Estado de São Paulo contabilizar mortes causadas pelo frio. Somente na semana passada, 13 moradores em situação de rua que não resistiram às temperaturas que chegaram a 6,3 °C, segundo informações do Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua.

Mobilizações

Nas próximas horas, o Folha Norte SC divulgará as mobilizações dos municípios para o acolhimento de pessoas em situação e rua, além das campanhas de coleta de cobertores e agasalhos. Para fazer as doações, procure pela Assistência Social de seu município e Ongs de proteção aos animais.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Santa Catarina!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*