Fotógrafa apresenta imagens premiadas internacionalmente feitas em Campo Alegre

Regiane Haverroth Scholze inspira-se em cartões-postais antigos para compor as fotografias, que são trabalhadas com a técnica ‘Fine Art’

As paisagens serranas de Campo Alegre tornaram-se palco de fotografias que parecem pinturas de histórias dos antigos contos europeus. Sob as lentes da fotógrafa Regiane Haverroth Scholze, 41 anos, belas imagens são eternizadas, em uma composição perfeita entre modelo e cenário, onde é utilizada a técnica fotográfica conhecida como ‘Fine Art’ ou ‘Artística’, estilo muito conhecido nos países da Europa, na Argentina, Chile, Rússia, como comenta a fotógrafa. 

Filha da fotógrafa Regiane tornou-se modelo da mãe que trabalha com a técnica ‘Fine Art’ há cerca de 2 anos. A foto foi premiada no concurso internacional Outstanding Maternity Award. Foto: Acervo Regiane Haverroth Scholze

Segundo Regiane, o objetivo desta técnica é criar uma imagem que se aproxima a uma pintura antiga para contar uma história. “É uma experiência emocionante, geralmente retrata algo que as pessoas já vivenciaram”, afirma. 

Para os ensaios, a fotógrafa busca lugares que a proporcionam explorar estas lembranças antigas, como: plantações, casas antigas e campos de flores, os quais encontra nos sítios pelo interior da cidade. “Vários proprietários de Campo Alegre e da região já me ofereceram seus lindos cenários para criar minha arte. Isso é maravilhoso!”, destaca.

Sobre a escolha de Campo Alegre para fazer as fotos, Regiane lembra que morou muitos anos no município, e seus pais ainda vivem por aqui. Atualmente, morando em São Bento do Sul, a fotógrafa cultiva belas lembranças de uma infância no Paraíso da Serra. “Desde criança, vi meus avós cuidarem dos animais, plantarem e colherem para o consumo da família. Tive a oportunidade de vivenciar as atividades realizadas no campo. Algo que me fez gostar ainda mais deste estilo fotográfico. É como ter reencontrado algo perdido. São muitas recordações da infância. Então me sinto em casa”, enfatiza a fotógrafa que trabalhou 20 anos como bancária.

Segunda fotografia de Regiane premiada na Outstanding Maternity Award. Foto: Acervo Regiane Haverroth Scholze

Com a intenção de submergir ainda mais no clima de tempos antigos, nos ensaios, a ex-bancária também cuida detalhadamente dos figurinos dos modelos, sem fugir da época que será construída na imagem. Ela revela que, na montagem de cenário, utiliza cartões-postais antigos encontrados na internet. 

“Para uma boa composição, tudo precisa estar de acordo com a mensagem que quero passar através da história que está sendo contada. Acho que tenho conseguido isso, recebo muitos comentários do tipo: ‘Nossa, parece uma pintura’,  ‘Essa imagem me transmite uma paz’, ‘Parece aquelas paisagens da Europa’, ‘Essa foto parece um quadro antigo’”. 

Terceira fotografia de Regiane premiada na Outstanding Maternity Award. Foto: Acervo Regiane Haverroth Scholze

O resultado de cinco anos de trabalho como fotógrafa é colhido com as três premiações internacionais na Outstanding Maternity Award, uma premiação de fotografia dedicada exclusivamente ao fotógrafo de família e maternidade.

Fotógrafa Regiane Haverroth Scholze. Foto: Acervo

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

3 Comments on "Fotógrafa apresenta imagens premiadas internacionalmente feitas em Campo Alegre"

  1. Elisabeth Link | 13/06/2021 at 7:40 pm | Responder

    Parabéns Regiane.

  2. Lindíssimas suas fotos… parabéns

  3. F A N T Á S T I C O

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*