Folha Norte SC e Saúde de Garuva alinham estratégias para melhorar acesso à informação sobre a Covid-19 no município

Segundo o jornalista Herison Schorr, há uma necessidade de informações mais específicas do município que facilitam as análises para a construção de reportagens sobre a temática Covid-19; secretário de Saúde Rogério Thomas afirma que é essencial que a imprensa divulgue de forma precisa a evolução da pandemia da Covid-19 em Garuva, auxiliando os órgãos públicos na divulgação de ações e orientações para o enfrentamento do vírus

Na tarde desta quinta-feira (8), o jornalista Herison Schorr do Folha Norte SC e o secretário de Saúde de Garuva Rogério Thomas, reuniram-se para buscar estratégias de adequação ao acesso às informações sobre a evolução da pandemia da Covid-19 em Garuva. 

Segundo o jornalista Herison Schorr, há uma necessidade de informações mais específicas, as quais encontra nos municípios vizinhos e que facilitam as análises para a construção de reportagens sobre a temática Covid-19. “Nos boletins diários que são publicados no Facebook dos municípios de Campo Alegre e São Francisco do Sul, por exemplo, obtemos informações sobre a idade de cada morador infectado e o bairro onde ele reside. Estes dados nos ajudam a identificar as idades mais atingidas pelo vírus, o bairro com mais incidências, e se há evolução ou regressão da pandemia nestes locais”, complementa o jornalista que, por meio destas informações, divulga periodicamente reportagens de cunho educativo com a ajuda de médicos da região. 

Boletim Epidemiológico de São Francisco do Sul apresenta dados mais específicos sobre a ação da Covid-19 no município. Arte: Prefeitura de São Francisco do Sul

Outra questão que também é apresentada nos municípios em torno de Garuva são as informações da quantidade de moradores internados, tanto em enfermaria quanto em UTI. Para o jornalista, estas informações trazem a realidade da Covid-19 para perto da população, gerando consciência de prevenção. “Pela formação específica em jornalismo hiperlocal, ou seja, o papel do jornalismo em pequenas comunidades, analiso que a população que observa o agravamento da pandemia apenas por grandes emissoras tendem a criar uma falsa ilusão de que a pandemia está longe, apenas nestes centros, devido a estas empresas de comunicação darem destaque para estes locais. ‘Se está na TV; logo, não está perto de mim’. Quando os jornais das pequenas cidades apresentam estas realidades ocorrendo nas Unidades de Pronto Atendimento dos municípios, há uma conscientização coletiva de que a pandemia, de fato, é real e está inserida, também, em nosso meio, ela também poderá nos atingir”, complementa Herison. 

Para o secretário Rogério Thomas, é essencial que a imprensa divulgue de forma precisa a evolução da pandemia da Covid-19 em Garuva, auxiliando os órgãos públicos na divulgação de ações e orientações para o enfrentamento do vírus. “Precisamos tornar a informação mais acessível e assimilável aos moradores, para que eles entendam a gravidade da situação, gerando, assim, consciência para a prevenção com o uso de máscaras, higienização das mãos com frequência, e mantendo o distanciamento social”, ressalta.

O secretário afirma, também, que há uma falta de informações de moradores do município que estão internados em enfermarias e UTIs da região e que buscará estratégias para fazer um levantamento destas informações. Sobre a questão de divulgar a idade e o bairro onde residem os novos infectados, Rogério analisou os Boletins Epidemiológicos dos municípios onde estas informações são repassadas e confirmou a possibilidade de realizarem o mesmo em Garuva. “Acredito que estas informações são importantes para termos, também, este parâmetro numérico, contribuindo para a compreensão do avanço da doença no município, facilitando novas ações; porém, assim como é feito nestas cidades, garanto apenas a divulgação destas informações, resguardando demais dados pessoais dos moradores contaminados.”

Texto: Redação Folha Norte SC

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*