Filmes produzidos por alunos de Joinville serão exibidos em escolas da cidade

A I Mostra do curso de Cinema e Audiovisual é promovida pela UniSociesc

A UniSociesc realiza nos dias 9 e 18 de agosto o UniCine: I Mostra do curso de Cinema e Audiovisual da instituição. A mostra faz parte do Projeto de Extensão “Precisamos Comunicar”, dos cursos de Comunicação e Artes, que tem como objetivo principal levar à comunidade escolar produções audiovisuais dos alunos, por meio da exibição de produções selecionadas, além de construir contato e diálogo entre os ambientes educacionais universidade-escola.

Cartaz do filme: Um Ano de Distância. Foto: Divulgação

Segundo Samantha Borges, coordenadora dos cursos de Comunicação e Artes da UniSociesc, “o audiovisual é uma importante linguagem do mundo contemporâneo, a partir da qual se pode refletir sobre cultura, mídia e conhecimento, especialmente junto ao público jovem”, afirma.

Cartaz do filme: 2020. Foto: Divulgação

O evento acontece a partir das 10h, no auditório do Campus Anita Garibaldi, da UniSociesc, e conta com a participação de alunos da Escola de Educação Básica Prof. João Martins Veras, de Joinville. 

Cartaz do filme: Uma Nova Realidade. Foto: Divulgação

Samantha explica a importância de ações como esta tanto para a formação acadêmica, já que o aluno desenvolve senso crítico e inclui no currículo atividades que envolvem a cultura, como para a comunidade, pois o contato com as artes possibilita a abertura de diferentes percepções sobre o mundo. 

Cartaz do filme: Enquanto Isso…. Foto: Divulgação

“Vivemos no mundo e na cultura da convergência, um contexto permeado pelo imediatismo. Crianças, adolescentes e jovens estão imersos nesse panorama global e são considerados nativos digitais, acostumados a uma realidade de múltiplas telas e, na qual, a linguagem audiovisual e imagética faz-se presente na maior parte do tempo”, afirma. 

Cartaz do filme: The Pandemic. Foto: Divulgação

Cada mostra será realizada em dois momentos, o primeiro com a exibição dos curtas-metragens já gravados e, a segunda parte, com um bate-papo apresentado pelos universitários e os alunos do ensino médio. O diálogo terá como parâmetros: as escolas cinematográficas utilizadas nos curtas; noções básicas de produção audiovisual: como nasce uma ideia, roteirização, gravação, tipos e escolha de enquadramento, planos e ângulos de câmera; temas abordados nas produções, assim como as dificuldades para gravação: contexto de pandemia, distância da família, mudança na rotina de adolescentes e jovens; entre outros. 

“Queremos despertar não apenas o desfrute, mas também promover a reflexão e o pensamento crítico sobre essa linguagem a partir de fundamentações conceituais”, conclui a coordenadora.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*