Encontro com cobras venenosas faz Vigilância em Saúde de Araquari alertar população

A Prefeitura de Araquari, por meio do setor de Vigilância em Saúde, divulgou na segunda-feira (7) uma nota técnica orientado a população para os cuidados com o surgimento serpentes peçonhentas. Duas espécies foram localizadas pela primeira vez no município nesta semana.

Encontro de cobras venenosas alertaram população. Foto: Prefeitura de Araquari

No alerta, o órgão informou que foram encontrados os gêneros Micrurus (coral verdadeira) e Bothrops (jararaca) nos arredores do Instituto Federal Catarinense, no bairro Colégio Agrícola. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Lucas Brojan, esses animais, como do gênero Bothrops, são responsáveis por 80% dos acidentes em Santa Catarina.

“Para tanto, a presente nota técnica tem por objetivo reafirmar a necessidade da vigilância e da prevenção dos acidentes envolvendo estes animais, além de orientar sobre o fluxo de atendimentos em caso de acidentes”, comenta.

A primeira recomendação para um caso de picada é lavar o local com água e sabão, manter a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada do socorro. Caso não seja possível chamar uma ambulância, segundo Lucas, a orientação é de que se leve, quando o acidente ocorrer em Araquari, o paciente de imediato para o Pronto Atendimento Aci Ferreira de Oliveira (UPA24) ou no pronto-socorro mais próximo.

“Na UPA o usuário será referenciado para o hospital que possua o soro antiofídico adequado para o tratamento do agravo”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*