Em Itapoá, enfermeiro que aparece em vídeo criticando terceirização de médicos do PA 24h é afastado

O enfermeiro-chefe do Pronto Atendimento 24h de Itapoá Roberto Bady Saad, de 62 anos, foi afastado por 60 dias de suas funções pela Secretaria de Saúde do município, nesta quinta-feira (6). Roberto acredita que seu afastamento é uma retaliação após a viralização de um vídeo onde aparece afirmando aos pacientes que os problemas do Ponto Atendimento são causados pela terceirização dos médicos, e responsabiliza a secretária de saúde e o prefeito do município pela terceirização.

Veja

Vídeo viralizou em Itapoá. Gravação: Redes sociais

Em entrevista ao Folha Norte SC, o enfermeiro-chefe conta que trabalha há 14 anos no local e recebeu a notícia de seu afastamento às 18h30 desta quinta-feira (6) por um grupo de WhatsApp. Ele afirma que acionará uma advogada para lhe auxiliar no caso.

Após receber a informação do seu afastamento, Roberto conta que enviou ao prefeito Marlon Neuber (PL) um pedido de justificativa para o caso. Leia na íntegra:

Bom dia Prefeito

Usando meu direito de cidadão gostaria de perguntar você autorizou sua secretária de saúde a abrir sindicância de um colaborador que apenas falou a verdade? O que irão investigar? Tivemos naquele momento dia 30 de dezembro a presença da administradora Joseane que viu e presenciou os fatos ocorridos pessoalmente. Usando novamente meu direito de cidadão informo e o lembro que trabalhamos juntos na gestão do Sr Ervino, portanto sabes que sou franco, honesto, trabalhador e não minto. Então agradeceria imensamente que fosse reconhecido pela sua pessoa que esta situação vexatória para meu nome com 62 anos de idade e quase 14 de Itapoá ver uma C I publicada num grupo de todos os colaboradores me exposto e me ridicularizando perante desde a zeladora até a coordenação do PA. O senhor que é religioso não é a favor da verdade? Então só falei a verdade. Obrigado e novamente esclareço que estou te enviando esta mensagem sem motivo de ofensa, apenas quero lembrá-lo de que trabalhamos juntos e sabes que quero o bem da população e não sou político, obrigado.

O Folha Norte SC entrou em contato com a Prefeitura de Itapoá que se manifestou em nota.

Leia na íntegra:

Enfrentamos uma demanda médica maior que a prevista gerada pelo aumento significativo no fluxo de pessoas nesta temporada de verão e com a massificação de casos sintomáticos gripais. No período entre 15 de Dezembro de 2021 e 06 de Janeiro de 2022, o PA 24hrs realizou o atendimento de 4.161 pacientes e, apenas nos 06 primeiros dias de janeiro deste ano, foram 677 pacientes com sintomas gripais.
Contudo, ainda sim, aplicamos empenho extra nas atividades de atendimento do PA 24hrs, contratando médicos extras para os horários de alto fluxo, e mantendo o Centro de Atendimento ao COVID e o Posto de Vacinação do COVID abertos ao público durante os dias de ponto facultativo.
No entanto, no dia 30 de dezembro, um enfermeiro do PA 24hrs de Itapoá, realizou uma reclamação pública afirmando que a demora nos atendimentos médicos de temporada de verão estavam diretamente relacionados a suposta desqualificação técnica da empresa terceirizada de plantão médico e incentivou os pacientes a realizarem uma “confusão” em frente a Prefeitura de Itapoá/SC.
Diante destes fatos, a Prefeitura de Itapoá entendeu pelo afastamento temporário do servidor e pela instauração de Processo Investigatório para avaliação da conduta do profissional e também para apurar qualquer possível irregularidade na execução das atividades terceirizadas de plantão médico.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Itapoá e região

14 Comments on "Em Itapoá, enfermeiro que aparece em vídeo criticando terceirização de médicos do PA 24h é afastado"

  1. Rosangela Gralha Ataras | 07/01/2022 at 2:17 pm | Responder

    Acredito que faltou bom senso e ética profissional por parte do servidor, pois o mesmo não respeitou a hierarquia, não se reportou as chefias. A equipe estava formada e apta para desenvolver o seu trabalho, porém ninguém esperava um caos e uma demanda enorme após as festas de fim de ano, isso ocorreu em todos os municípios, não foi só em Itapoa. Essa atitude do servidor só serviu para aflorar os nervos dos pacientes e insitar o ódio em redes sociais. Falta de conduta ética profissional e demagogia. Se fosse em empresa privada o que aconteceria com um funcionário se tomasse tal atitude em vez de levar o assunto ao seu superior, no mínimo seria demissão por justa causa. Só que aqui em Itapoa tudo são ataques para as chefias e gestores…aí os nobres vereadores saem da surdina e possam de bons moços e fiscalizadores. Deveriam ter vergonha de aparecerem nessa hora. A contratação do Instituto Redeh para os plantões médicos passou pela aprovação deles…e a questão pelo que me parece foi a demanda absurda pela procura do atendimento; penso que nem a contratação do dobro dos médicos resolveriam aquele momento crucial, e não esquecendo que a população quer tudo na hora. Observa se que até nos atendimentos privados em planos de saúde está esse caos em filas de espera, o bom senso e menos murmuração em redes sociais ajudariam muito. Está na hora da população contribuir, se cuidando individualmente e procurando as unidades de saúde e Prontos socorros em casos graves. Menos sempre foi mais…Respeite suas chefias, seus colegas e pacientes…Aos pacientes aguardem com respeito sua vez de atendimento, pois em cada intervalo, não sabemos, mas muitas vezes ocorrem emergências como afogamentos, acidentes etc… Humanidade, compreensão e respeito precisam existir sempre entre ambos os lados.

  2. ROSANGELA DENISE TAVARES | 07/01/2022 at 2:34 pm | Responder

    Absurdo!!!um exemplo de enfermeiro a nosso município!!!

  3. Mirce Méri Vieira Setlik | 07/01/2022 at 3:37 pm | Responder

    Parabéns enfermeiro Roberto. Só falou a verdade mesmo. Precisei de atendimento neste PA e vi coisas absurdas acontecendo por falta de sensibilidade e profissionalismo de algumas pessoas. O tempo para ser atendido neste dia foi de 4h, não importando como a pessoa estava, sangrando ou com costelas quebradas ou algo semelhante.

  4. Uma falta de respeito ao infermeiro. Secretaria e prefeito em vez de resolver a situação, sobre pouco médico para atender a população, afasta o enfermeiro por falar a verdade.

  5. Na quinta feira fui atendida no PA com trauma ocular levada pelo copo de bombeiro Encaminhada pelo médico plantonista que não deu nem uma esperança de conciguir a vaga este Enfermeiro foi muito prestativo em providenciar colsulta solicitada ambulância estava em trânsito compaciente não uve tempo pra consulta do dia eu sem locomoção fui medicada e liberada pra consulta do próximo dia Enfermeiro escreveu uma carta pra eu levar e apresentar no PA as 12horas assim fiz mais fui recebida da seguinte maneira minha visão não e importante que ambulância não leva consulta para visão eu não provoque trauma pra descolar minha retina todos nossos órgãos e portante sim e muito triste vc se deparar com uma situação destas mais eu não arrendei meu pé porque não sou leiga e conheço meu corpo e uma a mais de 30anos exerci gratidão sua que bem me acolheram e também as que não me acolheram isso são primícias somos seres criados por Deus somos amor vamos analizar para depois diser não

  6. Acredito que o primeiro comentário deve tá equivocado ou deve ser de alguém da cúpula quem escreveu.
    Enfermeiro ótimo prestativo deve incomodar esse povo que só pensa no salário alto e poder.
    Ele não ultrapassou hierarquias ele é o enfermeiro responsável do PA e turno poderia ter se expressado sim.

  7. Bom se tratando deste prefeito que abriu todas os regramentos da pandemia em nome de seus amigos comerciantes e donos de imaveis de aluguel nesta cidade , se tratando de um prefeito borra botas negacionista que hoje colhe um aumento exponecial de covid na cidade , nao e de se estranhar , eu que sempre critiquei a gestao de saude simplismente ao invez de responder mandou o secretario me bloquear no face , quanto a gestao do PA esta horrivel o que sempre foi bom acabou simplismente nao funciona , nao tem medicos so seguranças , o serviço e ruim , e esta lotado por causa do prefeito que sonpensa em seus aliasos comerciantes , ate emprestimo para eles a juro zero ele arrumou enquanto ao povo carente nada , so humilhaçao no craz que nao funciona pois a frente da sec de açao social outro aliado negacionista , Itapoa prescisa e de uma promotoria que atue para enquadrar esta administraçao , pode começar a investigar pelas obras da construtora que faz o centro ja esta tudo quebrado porque o acabamento e de pessima qualidade obrigado

  8. Só tenho elogios a todos do PA precisei várias vzs de lá. Sempre fui muito bem atendida por todos. Só agradecimento.

  9. Respeito ao servidor a enfermagem é a vida da unidade de saúde a terceirização só trouxe profissionais sem qualificação e experiência vivemos assim aqui tbem no Rs

  10. Se fosse particular não teria essa demora para atendimento. O serviço funcionaria ! A demanda já é esperada, sem novidade para ninguém. Então faltou preparo adeque e mais funcionários de plantão. Simples!

  11. O PA de Itapoa é a vergonha… Deixa muito a desejar, se não for por pessoas como esse enfermeiro muitos poderiam morrer nesse lugar. Falta de empatia pelos cidadãos da cidade

  12. Devolva o enferiro Sr Prefeito pct do pa precisa muito do trabalho dele derrepente ele não precise do pá mais a competência dele e as primícias dele com os pacientes sim por favor Sr Prefeito

  13. Graziele PAREDES | 08/01/2022 at 8:40 am | Responder

    Mais um descaso em Itapoá. Um grande servidor que presta serviços à população. Só quem mora em itapoa sabe como é péssima a questão da saúde.Parabens pela atitude a população tem q abrir os olhos e parar de babar ovo do prefeito e pedir melhorias.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*