Em Garuva, único vereador eleito pela oposição pode perder mandato

Em entrevista ao Folha Norte SC, Edson Jair Back, do Republicanos, comentou sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina votaram nessa quinta-feira (7) pela cassação do mandato do vereador Edson Jair Back (Republicano), além da anulação dos votos que o elegeram nas eleições do ano passado. Porém, a decisão tem direito a recurso, que será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A denúncia foi feita pelo MDB de Garuva, partido do então prefeito Rodrigo David. O vereador é o único eleito pela oposição ao governo do prefeito.

De acordo com o documento, a chapa “Juntos Pelo Povo Garuvense” não cumpriu com a cota de mulheres inscritas para concorrer ao legislativo municipal, que é de 30%. 

O relatório apresenta que, no período eleitoral, as candidaturas de três mulheres da chapa foram deferidas por não cumprirem com o quesito de estarem filiadas a um partido com seis meses de antecedência à candidatura, o que culminou em um número inferior a 30% de candidaturas femininas no partido. 

Edson Jair Back é o único vereador eleito pela oposição ao governo do prefeito Rodrigo. Foto: Herison Schorr

Em nota ao Folha Norte SC, o vereador Edson afirmou que irá recorrer da decisão. 

“Será interposto recurso, tendo em vista que a decisão não respeitou, na nossa opinião, a jurisprudência pacífica da Justiça Eleitoral. Tanto é assim, que em primeira instância o processo foi favorável à minha candidatura. Iremos recorrer ao TSE para restabelecer a justiça a esse caso”, concluiu o vereador.

Caso Edson perca o mandato, sua cadeira na Câmara de Vereadores de Garuva será substituída pelo suplente Klaus Eduardo Lennertz, do MDB.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Garuva e região

1 Comment on "Em Garuva, único vereador eleito pela oposição pode perder mandato"

  1. Sinceramente acho isso um absurdo,já acho errado se eleger através da legenda. Eu acho que eleição tinha que se eleger os mais votados e pronto. Enfim foram escolhidos pelo povo. Essa coisa de vereador entrar por legenda é injusta

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*