O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira (21), o sétimo relatório de balneabilidade da temporada de verão. O novo relatório traz novidades. Foram acrescidos pelo Instituto cinco novos pontos de coleta sendo um eles: 1 ponto na Praia de Itapoã, em Itapoá. De acordo com o novo relatório, o município possui, agora, dois pontos impróprios para banho: o ponto 5 da Avenida Dom Henrique II, em frente ao Miradouro na Barra do Saí e o ponto 1 do Balneário Brasília final da Avenida 650, no bairro Itapema do Norte.
O ponto 4 da Barra do Saí, na Rua 20; o ponto 2 da Rua 2020 e 2030 do Balneário Paese, e o ponto 3 da Rua 1970 do Balneário Palmeiras seguem próprios para banho.

As equipes fazem as coletas da água do mar a até um metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.
“Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré; incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local; parâmetros físicos como a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta; e na sequência o material coletado é conduzido para a pesquisa em crescimento bacteriano no laboratório”, explicou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.
Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente.
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Siga o Folha Norte SC e receba mais notícias de Itapoá e região
Não consigo entender: imprópria em frente do miradouro e Boa na rua 20? Porque? Porque não há fiscalização das fases no Rio Saí? Quem é culpado.
Boa tarde.
Sobre a matéria redigida na página https://www.facebook.com/groups/1032342756802718/permalink/4773696299333993/
Corrigir o nome da cidade (1 ponto na Praia de Itapoã, em Itapoá)
E pensar que ITAPOA tinha
As praias mais limpas de Santa Catarina bons tempos