‘Doses foram todas aplicadas antes do vencimento da vacina’, afirma Prefeitura de Garuva em nota

A informação complementa a nota publicada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (2) referente à reportagem publicada pelo jornal paulista Folha de São Paulo que denunciou a aplicação, pelo país, de milhares de vacinas vencidas contra a Covid-19

A Prefeitura de Garuva confirmou o recebimento do lote CTMAV505, mas afirmou que as doses foram todas aplicadas antes do vencimento da vacina, ou seja, antes do dia 31 de maio. A informação complementa a nota publicada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (2) referente à reportagem publicada pelo jornal paulista Folha de São Paulo que denunciou a aplicação, pelo país, de milhares de vacinas vencidas contra a Covid-19.

Entenda

Uma reportagem publicada pela jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2) afirma que, pelo menos, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Segundo gráfico do jornal, no município de Garuva foram aplicadas cinco doses vencidas, sendo quatro na Unidade de Saúde do bairro Giorgia Paula e uma na Unidade do Centro.

Após a reportagem, a Prefeitura de Garuva afirmou em nota que não aplicou doses vencidas da vacina AstraZeneca; acompanhe na íntegra:

Por meio de comunicado, a Prefeitura de Garuva afirma que sequer recebeu o lote 4120Z001, mas que o lote CTMAV505 a prefeitura confirmou o recebimento, mas afirmou que as doses foram todas aplicadas antes do vencimento da vacina, ou seja, antes do dia 31 de maio. A reportagem publicada afirma terem sido aplicadas cinco doses dos lotes vencidos em pessoas do município. Trata-de, na verdade, de erro cometido por profissionais das Unidades de Saúde responsáveis pelo registro das vacinações, que selecionaram um lote que não havia na Unidade.

Ainda no comunicado, a prefeitura diz que reitera seu compromisso com a imunização de seus cidadãos e reafirma o compromisso dos profissionais de saúde com a conferência dos lotes e do vencimento de cada uma das ampolas abertas para aplicação. “Em nenhum momento foi aplicada uma dose vencida no município. As pessoas que tiveram as doses registradas no sistema com os lotes vencidos já foram contatadas pela Secretaria de Saúde. A caderneta de vacinação destas pessoas foi verificada, constatando que realmente a vacina aplicada não pertence aos lotes vencidos”, diz o trecho divulgado.

Veja a relação completa com os lotes recebidos da Astrazeneca:

213VCD005W
213VCD004ZVA
213VCD031W
213VCD040W
214VCD057Z
214VCD097W
215VCD119W
215VCD125W
4120Z005
4120Z027

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Garuva e região!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*