Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araquari faz fechamento de ações de fevereiro e março

Destaque das ações foi a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher

O mês das mulheres foi marcado por várias ações de comunicação e valorização das mulheres de Araquari, mas também teve uma grande conquista para as mulheres da cidade, a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. 

A lei foi sancionada em 6 de abril, após ser aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade. “A Lei do Fundo é uma das principais conquistas, pois através dela o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araquari (Comdim) garante recursos necessários para a implementação de políticas públicas voltadas para o incremento da equidade de gênero, pode viabilizar recursos financeiros para entidades não governamentais realizarem projetos que se alinhem com as demandas do Conselho, recebe recursos de fundo federal, estadual, além de doações e contribuições de terceiros”, comenta a presidente do Conselho, Alaíde Honorato. 

Destaque das ações do Comdim foi a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.
Foto: Prefeitura de Araquari

A criação do Fundo é uma das solicitações feitas pelo Comdim. Mas, além desta conquista, o Comdim também teve outras ações efetivas. “Nós realizamos nos meses de fevereiro e março reuniões ampliadas com o executivo, judiciário, com a sociedade civil e com o Ministério Público, com o objetivo de apontar as necessidade para a implementação de políticas públicas para as mulheres e ainda uma live que abordou a importância do tema Tranversalidade de Gênero nas Políticas Públicas”, informa a presidente. 

Segundo ela, fizeram parte das pautas das reuniões algumas reivindicações como a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que também já teve início com o pré-projeto; a criação de uma Coordenadoria de Políticas para as Mulheres; um diagnóstico ou levantamento das mulheres do município, que segue em tramitação de contratação de empresa especializada pela Secretaria de Assistência Social e a criação da lei do Fundo para o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. “Nós acreditamos que as reuniões foram muito proveitosas e sentimos a parceria de todos os envolvidos. As solicitações foram atendidas e estão em fase de preparação para execução.”

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*