Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que balizam as mudanças sociais no Planalto Norte de SC

Os ODS são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma agenda mundial para salvar o nosso planeta com planejamento até 2030.

ODS apresentado pela ONU. Arte: Divulgação

A ideia inicial deste projeto foi implantada no ano 2000, onde os países membros da ONU propuseram oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM), traçando metas a serem alcançadas até o ano de 2015. Os resultados foram positivos, houve redução da pobreza global, acesso a educação e à água potável. Ao atingir o sucesso nesta etapa houve o desejo de dar continuidade ao projeto acrescentando novas metas a serem desenvolvidas e aplicada nos países durante os 15 anos.

Em setembro de 2015, em Nova York, durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar os países na obtenção de resultados específicos para os próximos anos, 193 países-membros das Nações Unidas desenvolveram a Agenda 2030, com o lema “Ninguém pode ficar de fora”. Essa agenda foi adotada, inclusive ao Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os ODS procuram em conjunto satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Ele prevê o uso sustentável dos recursos naturais e ações sustentáveis nas dimensões econômica e social, gerando um equilíbrio favorável ao bem-estar das pessoas e de todas as espécies no planeta.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O Comitê Local de São Bento do Sul e Região, do Movimento ODS-SC, foi criado em setembro de 2020, e atende as cidades localizadas no Planalto Norte catarinense e também do Vale do Itapocu.

Comitê regional. Foto: Divulgação

Atualmente o comitê conta com 34 signatários, representando os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Jaraguá do Sul, Corupá e Canoinhas.

A equipe de coordenação do comitê é composta atualmente pelos seguintes signatários:

Coordenação Geral: Luiza da Silva

Coordenadora Adjunta: Ivana Weihermannn

Coordenadora de mobilização: Marcia Gracietti

Coordenadora adjunta de mobilização: Cristiana M. D. Hastreiter

Coordenador de comunicação: Joari Vepech

Coordenadora adjunta de comunicação: Fernanda Hänsch Beuren

Acesse o e-book com informações sobre os ODS desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Gestão de desenvolvimento de produtos, processos e serviços (GEPPS)” da Udesc Planalto Norte neste link.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*