Os ODS são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma agenda mundial para salvar o nosso planeta com planejamento até 2030.

A ideia inicial deste projeto foi implantada no ano 2000, onde os países membros da ONU propuseram oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM), traçando metas a serem alcançadas até o ano de 2015. Os resultados foram positivos, houve redução da pobreza global, acesso a educação e à água potável. Ao atingir o sucesso nesta etapa houve o desejo de dar continuidade ao projeto acrescentando novas metas a serem desenvolvidas e aplicada nos países durante os 15 anos.
Em setembro de 2015, em Nova York, durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar os países na obtenção de resultados específicos para os próximos anos, 193 países-membros das Nações Unidas desenvolveram a Agenda 2030, com o lema “Ninguém pode ficar de fora”. Essa agenda foi adotada, inclusive ao Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os ODS procuram em conjunto satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Ele prevê o uso sustentável dos recursos naturais e ações sustentáveis nas dimensões econômica e social, gerando um equilíbrio favorável ao bem-estar das pessoas e de todas as espécies no planeta.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O Comitê Local de São Bento do Sul e Região, do Movimento ODS-SC, foi criado em setembro de 2020, e atende as cidades localizadas no Planalto Norte catarinense e também do Vale do Itapocu.

Atualmente o comitê conta com 34 signatários, representando os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Jaraguá do Sul, Corupá e Canoinhas.
A equipe de coordenação do comitê é composta atualmente pelos seguintes signatários:
Coordenação Geral: Luiza da Silva
Coordenadora Adjunta: Ivana Weihermannn
Coordenadora de mobilização: Marcia Gracietti
Coordenadora adjunta de mobilização: Cristiana M. D. Hastreiter
Coordenador de comunicação: Joari Vepech
Coordenadora adjunta de comunicação: Fernanda Hänsch Beuren
Acesse o e-book com informações sobre os ODS desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Gestão de desenvolvimento de produtos, processos e serviços (GEPPS)” da Udesc Planalto Norte neste link.
Seja o primeiro a comentar