Conheça o vencedor do concurso gastronômico Sabores de Araquari 2021

Evento foi transmitido ao vivo, nesta quarta-feira (2), pelo Facebook da Prefeitura do município

No início da tarde desta quarta-feira (2), aconteceu a final do concurso gastronômico Sabores de Araquari 2021. Com a receita de carré de porco com especiarias e maracujá, Anderson Carlos Xavier conquistou o 1º lugar e levou para casa o prêmio de R$ 1 mil e o troféu Nelci Viapiana. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura. 

Aos 35 anos, o arquiteto mora há dois anos em Araquari. Ele conta que desenvolveu o prato para o Dia das Mães e coincidiu com o período de inscrição para o concurso. “Eu morei um tempo na Índia e lá é muito comum o uso de especiarias. Eu fiz algumas adaptações com a colocação de cachaça e do maracujá.”

Anderson Carlos Xavier conquistou o 1º lugar e levou para casa o prêmio de R$ 1 mil e o troféu Nelci Viapiana. Foto: Prefeitura de Araquari

Os concorrentes finalizaram, durante a live, os pratos que foram saboreados por sete jurados que avaliaram o gosto e aparência. O grupo de jurados foi formado por profissionais da área de gastronomia e turismo de Araquari e região. São eles: Brigita Bielli Tambosi; Daniel Massarolo; Guilherme Kulkamp; Luciano Viapiana Maciel; Neiva Molon; Silvia Fernandes e Tomé de Souza. 

Além de Anderson, competiram na final: Valquiria Chaves de Carvalho, com a receita de filé mignon ao creme de maracujá; e Sidneia Candido da Silva, com bolo de maracujá. Os três finalistas foram escolhidos entre cinco concorrentes por meio de voto popular no Facebook da Prefeitura. 

A final do concurso contou com a presença da realeza da Festa do Maracujá, a rainha, Nádia Adelaide Pereira da Luz, e a 2ª princesa, Letícia Maíra da Luz. Teve, também, apresentação cultural do grupo Mocinhas da Cidades e uma homenagem ao Nelci Dias Maciel, conhecido como Nelci Viapiana. Proprietário da Churrascaria Viapiana desde 1989, Nelci faleceu aos 65 anos, vítima de Covid-19, em maio. A esposa Rose e o filho Luciano receberam uma placa como forma de agradecimento. 

Grupo Mocinhas da Cidades encerrou a premiação. Foto: Prefeitura de Araquari

O concurso foi organizado pela Fundação Municipal de Cultura e teve como objetivo fortalecer a culinária à base de maracujá feita por moradores da cidade. O vice-prefeito, Ludgero Jasper Junior, e o presidente da fundação, Thiago Pinheiro, participaram do evento e na abertura falaram sobre o desafio de adaptar os eventos nesse período de pandemia. 

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Araquari e região!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*