Como a Elegant’ Joias saiu de uma pequena maleta para tornar-se referência de semi joias em Garuva e região

“Minha vida foi mudando, consegui reformar toda minha casa; comprei meu carro, e depois troquei por um novo, e, agora, minha outra filha trabalha comigo”, afirma Cintia Siqueira, proprietária da Elegant’ Joias

Há seis anos atrás, Cintia Siqueira, 36 anos, viu-se em um cenário que ainda faz parte da rotina de inúmeras mulheres do Brasil: a dificuldade de conciliar o emprego com os cuidados aos filhos. Na época, sua caçula completava seus três anos de vida e ainda necessitava do zelo da mãe. O coração materno apertou e influenciou Cintia a buscar uma nova fonte de renda. “Peguei uma folha de cheque e comprei 300 reais de semi joias para revendê-las”, lembra. Mas a decisão não foi acertada no primeiro momento.

A garuvense, moradora do centro do município, temia entrar em dívidas caso as vendas não fossem um sucesso, além disso, sua casa estava em reformas, não havia condições de receber possíveis clientes. A solução foi encontrada na garupa de uma bicicleta e em uma maleta. Ela não imaginava que, seis anos depois, de dentro daquela simples maleta sairia a Elegant’ Joias, atualmente, referência em vendas de semi joias em Garuva e região.

Antes de depois de Cintia Siqueira. De acordo com a empresária, o crescimento dos negócios também contribuiu para elevar sua autoestima. Foto: Acervo

As peças foram colocadas num saquinho, “pois nem etiquetas tinham” complementa, e levadas dentro da famosa maleta para a primeira cliente, que foi contatada pelo Facebook, como conta a vendedora. Naquela mesma semana, vendeu todas as peças, e, na seguinte, fez mais uma compra de 800 reais em peças para revender.

Primeiras peças vendidas pela empresária, ainda guardadas como recordação dentro de sua famosa maleta. Foto: Acervo

Ao observar o bom negócio com as vendas de semi joias, após cinco anos apenas sendo revendedora, a pequena empreendedora decidiu tomar uma nova decisão que alavancou seus negócios: abrir um espaço em sua casa para produzir as próprias semi joias. 

Cintia Siqueira proprietária da Elegant’ Joias com a maleta que alavancou sua carreira. Foto: Acervo

Durante esse processo, investiu cerca de 10 mil reais em diversos cursos e viajou pelo Brasil, na busca por experiências para a confecção de peças de alto valor e qualidade, em destaque para os banhos de ouro que evitam a possibilidade de alergias nas clientes. “Analisei tudo o que faziam, voltei bem deslumbrada”, afirma.

Ao retornar para casa, comprou o material bruto, do ouro às pedras de ótima qualidade, e iniciou sua própria linha de semi joias. Segundo a empresária, em relação às viagens de aprendizado, pretende buscar, agora, na riqueza da cultura oriental um novo olhar sobre joias. 

Um ponto crucial para dar visibilidade ao seu trabalho, foi o convite que recebeu para divulgar seus produtos na Festa do Colono de Garuva, onde a Elegant’ Joias disponibilizou as belas coroas das rainhas e princesas, feitas com cristais de ótima qualidade que brilham com o reflexo da luz. “Sou muito grata a Zane Gava, tudo o que ela fez, sempre me colocou em primeiro lugar”, afirma sobre as festividades que participou. Após a primeira coroação, onde Cintia apresentou os produtos por meio das candidatas, outras clientes surgiram, principalmente, do ramo de casamentos. 

Orgulhosa, hoje com uma loja no interior de sua casa, onde atende clientes de Garuva e municípios em torno, a empresária conta que valeu a pena arriscar-se em busca de um futuro melhor para sua família, pois, além de descobrir uma nova e promissora fonte de renda, conseguiu prosperar rapidamente.

“Minha vida foi mudando, consegui reformar toda minha casa; comprei meu carro, e depois troquei por um novo, e, agora, minha outra filha trabalha comigo”, afirma Cintia que, atualmente, tem duas funcionárias e mais cinco revendedoras espalhadas por Santa Catarina e Paraná, todas cadastradas em um sistema de entradas e saídas de produtos, “pois, antes, era só no caderninho”, lembra sobre alguns tropeços antigos no desenvolvimento de sua empresa. 

Cintia Siqueira, empresária

Visando o futuro, a empresária garuvense, agora, planeja a abertura de sua loja, para dar ainda mais conforto às clientes que tornam-se amigas incentivadoras de sua jornada. O estabelecimento será inaugurado com um novo nome: Cintia Siqueira Semi Joias.

Amigas que incentivam; clientes preciosas 

Cintia tem seu carinho e gratidão voltados a todas aquelas que lhe incentivaram desde as primeiras pedaladas em sua bicicleta rumo às casas das clientes, que abriram portas para um futuro incerto, mas promissor pelo triunfo da perseverança. 

Anel de falange é uma das peças mais requisitadas na Elegant’ Joias. Foto: Divulgação

Aline Peixe, 32 anos, é empreendedora e conhece CIntia desde a época da escola; porém, a amizade abrilhantou-se quando a colega de sala tornou-se sua primeira e fiel cliente, em 2015. “É impossível não virar cliente da Cintia, né, ela, além de uma profissional muito determinada, é carismática, atenciosa e acima de tudo, muito humilde”, afirma Aline que ainda tem o primeiro brinco que comprou da amiga.

A cliente também enfatiza a qualidade e variedade das peças que tornou-a uma compradora assídua, contribuindo para o engrandecimento de sua autoestima. “Meu sentimento é de gratidão, por poder estar aqui, hoje, falando um pouquinho de como tudo começou, como primeira cliente e também por poder acompanhar essa evolução linda da Elegant’ Joias. 

Outra cliente conquistada por Cintia trabalhava ao lado de sua casa, na época da ascensão como vendedora. A agente comunitária de saúde Denise Lima Borges, 41 anos, aos poucos tornou-se uma compradora especial da Elegant’ Joias, tendo contato com um dos primeiros mostruários de vendas.

Denise com as peças da Elegant’ Joias. Foto: Acervo

“Logo me identifiquei com o bom gosto das peças, porque eram bem o meu estilo, e, com a Cintia, por ser uma pessoa muito querida e atenciosa”, comenta e mostra em fotos algumas das peças adquiridas por ela, como o primeiro brinco e a última compra: “Um anel maravilhoso que não resisti assim que vi”, revela. Outro destaque enfatizado por Denise é a gratidão que tem pela atenção e toda a orientação dada por Cintia durante as escolhas das joias. 

Um novo olhar pelas redes sociais

Facebook e Instagram tornaram-se, atualmente, valiosas ferramentas para quem quer ver seus produtos chegarem aos olhares de novos clientes. Foi desta forma que a Elegant’ Joias ficou conhecida pela recepcionista Daniele Monney, 43 anos. Mas, de primeiro momento, a cliente admite que, enquanto admirava as belezas das joias publicadas em redes sociais, tinha uma barreira. 

Daniele com semi joias da Elegant’ Joias. Foto: Acervo

“Sempre via as peças dela, achava tudo lindo, mas tinha um preconceito criado por mim mesma, de que as peças eram caras”, disse humorada. 

Daniele Monney, recepcionista

Curiosa e apaixonada pelas peças, Daniele visitou Cintia para buscar uma joia que seria usada em uma ocasião muito especial: o casamento de sua filha. Ao adentrar ao aconchego do da pequena loja que concilia elegância e simplicidade, a nova cliente afirma que se surpreendeu. “As peças não são caras, são peças lindas com valor justo, acabei comprando e amei, depois disso virei cliente”, diz. 

Crescendo nos negócios; descobrindo novos clientes 

No processo de aplicação da empresa, Cintia buscou um escritório de advocacia onde conheceu a advogada Ana Paula Müller, 25 anos, que acabou se interessando pelos produtos. Não demorou muito para uma tornar-se cliente da outra. O motivo? As qualidades do que ofereciam.  “Acabei me interessando pelas peças em umas das reuniões e me apaixonei, devido a extrema qualidade das semi joias”, conta Ana.

Anéis criados com excelência em pedrarias. Foto: Divulgação

A advogada complementa que percebeu o carinho que Cintia tem pelas suas peças e o cuidado com as clientes, o atendimento personalizado para o gosto de cada uma. “Eu sempre tive alergia a semi joias, mas com as peças da Cintia não tive nenhum problema”, afirma.

Siga a Elegant’ Joias no Facebook e Instagram, e receba todas as novidades em semi joias de qualidade!

Divulgue sua empresa no Folha Norte SC! Entre em contato pelo WhatsApp: 47 991311992 e saiba como!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*