Campo Alegre oferece pilates para população e vê progresso na Saúde do município

“Hoje eu completo as minhas 10 aulas, foram mais de dois meses e me sinto muito melhor, vou sentir saudades das aulas e do suporte que recebi”, disse uma das pacientes

É através da prática do Pilates que a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre tem dado andamento na fila de fisioterapia do município, com eficácia. A terapia conta com os serviços do Educador Físico Moacir Júnior Muziol. Ele comanda o “Grupo de Atividades Físicas da Saúde”, e tem ajudado muitas pessoas em seus tratamentos, que na maioria das situações são relacionados à problemas na coluna. Os pacientes fazem as sessões de fisioterapia e ao final são encaminhados para dar continuidade ao tratamento no programa. As atividades do programa são realizadas em dez aulas, e podem ser prorrogadas conforme o desempenho e necessidade do paciente.

As aulas iniciaram no final do ano de 2019, mas foram suspensas em 2020 devido a pandemia da Covid-19, e retomadas em maio deste ano. Atualmente o programa atende oito turmas, num total de 40 pacientes de diversas idades. As aulas são realizadas uma vez por semana com duração de 45 minutos.

Aulas de pilates ajudam na fisioterapia de pacientes de Campo Alegre. Foto: Prefeitura de Campo Alegre

Segundo a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel, “a fila de espera para fisioterapia é um dos grandes desafios, pois iniciamos o ano com mais de 350 pacientes aguardando na fila e já são pelo menos 169 novos pacientes. Com o trabalho sério e comprometido das fisioterapeutas Juliana Munhoz e Patricia Daiana Paul, mais a parceria com a clínica escola da Unisociesc e com o trabalho complementar do educador físico Moacir Júnior Muziol, estamos dando passos importantes e viabilizando o atendimento da nossa população com agilidade e qualidade. Já são pelo menos 176 pacientes atendidos em 2021” destacou.

A paciente Izabel Marques, falou da satisfação de participar das aulas, “hoje eu completo as minhas 10 aulas, foram mais de dois meses e me sinto muito melhor, vou sentir saudades das aulas e do suporte que recebi”.

De acordo com o Educador Físico Moacir, as aulas de pilates são uma ótima alternativa no pós-tratamento. “Essa atividade é uma grande aliada para a fisioterapia, e como pode ser realizada em pequenos grupos, resulta em agilidade nos procedimentos”. Segundo Moacir, neste ano também serão retomados os treinamentos funcionais que fazem parte da prevenção.

Treinamento Funcional

Antes do início da pandemia, o professor Moacir também atuava nas aulas de treinamento funcional no Centro, Bateias de Cima, Bateias de Baixo e Fragosos, as quais também foram suspensas. A previsão é que nos próximos dias seja feito um cadastro para saber quantas pessoas tem interesse, e com base nessas informações, montar as turmas e horários para a retomada das aulas.

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!

1 Comment on "Campo Alegre oferece pilates para população e vê progresso na Saúde do município"

  1. Que iniciativa bacana!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*