Campo Alegre ganhará cervejaria que mesclará sabores com doses de história

O Mont Serrat Cervejaria receberá moradores e turistas que terão a oportunidade de degustar as bebidas, além de acompanhar seus preparos

Campo Alegre está prestes a ganhar uma cervejaria que terá como carro chefe a história da tradição desta bebida em Santa Catarina. Ainda em fase de finalização, o Mont Serrat Cervejaria, construído entre as colinas na localidade de Faxinal, receberá moradores e turistas que terão a oportunidade de degustar as bebidas, além de acompanhar e participar de seu processo de produção, e as histórias por trás de seu preparo.

Espaço está localizado na localidade de Faxinal, em Campo Alegre. Foto: Herison Schorr

Fundada pelo ex-bancário Fernando Veronese, que tem como sócios a esposa Ana Julia Crocomo Veronese e os sogros, o cervejeiro conta que está otimista com o novo empreendimento, que tem como previsão de inauguração o mês de fevereiro do ano que vem.

Em uma visita do Folha Norte SC ao local, Fernando mostrou um roteiro que planejou para tornar a visita ainda mais atrativa, que tem como início a casa enxaimel, por onde os visitantes iniciarão o passeio.

“A família da minha esposa tem um imóvel no centro de Joinville e lá havia uma casa enxaimel que eles pretendiam demolir. Como a casa tinha um valor sentimental para meus sogros e esposa, decidimos desmonta-la e veio a ideia de usá-la como ponto de partida para a construção da cervejaria”, conta.

Espaço ainda está em fase de finalização. Foto: Herison Schorr

Em seguida, todos serão convidados para irem aos fundos do salão onde estão os tonéis de preparo da mistura e fermentação das bebidas que, segundo Fernando, serão no total de 12: três cervejas de cervejarias convidadas e outras nove da pequena fábrica. “Elas serão divididas em três categorias: três cervejas leves, para as pessoas que estão começando a beber cerveja artesanal; três cervejas intermediárias, para as pessoas que já conhecem as cervejas artesanais, e três cervejas extremas para as pessoas que já são fissuradas pela cerveja artesanal”, conta.

Fernando está otimista com o novo empreendimento em Campo Alegre. Foto: Herison Schorr

Para Fernando, a diferença das três cervejas está na intensidade que, para iniciantes, pode não parecer agradável, por isso a moderação das primeiras provas. “Queremos que o cliente tenha a melhor experiência possível”, destaca.

Antes dos primeiros tijolos

Fernando revelou em entrevista que estava insatisfeito com a sua carreira como bancário, em Florianópolis. Decidido a mudar de vida, foi estudar mais sobre algo que sempre gostou: a cerveja. Ciente de que era com este empreendimento que dedicaria sua carreira, fez uma pós-graduação na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau e, após, uma beer trip pela Europa.

A previsão é que a cervejaria seja inaugurada em fevereiro. Foto: Herison Schorr

Ao retornar para o Brasil, trouxe da Alemanha a ideia de um brew pub, onde a cerveja pode ser consumida no auge de sua qualidade, em um ambiente agradável e acolhedor. O cervejeiro conta que, para abrir o espaço, visitou alguns municípios da região, e optou Campo Alegre para concretizá-lo, “por vermos na cidade um grande potencial, clima agradável, ambiente tranquilo, paisagem exuberante e proximidade com grandes centros”, afirma.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

7 Comments on "Campo Alegre ganhará cervejaria que mesclará sabores com doses de história"

  1. Marcio Marlos | 23/11/2020 at 8:29 pm | Responder

    Parabéns e muito sucesso, pretendo conhecer.

  2. Adorei ????

  3. Parabéns, Xopa! Depois de muito esforço, vem o resultado!

  4. Parabéns pela bela iniciativa. Isto é empreendedorismo.Sucesso

  5. Célia Regina chapieski | 24/11/2020 at 10:12 am | Responder

    Parabéns pelo belíssimo empreendimento, sucesso.

  6. Parabéns aos cervejeiro e família. Desejo sucesso pleno.

  7. Sandro Bervalt | 04/02/2021 at 1:15 pm | Responder

    Parabens pelo empreendimento. Esta ficando muito bonito e charmoso o local.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*