Campo Alegre e Garuva poderão registrar geada nesta quinta-feira

Probabilidade é de 10% a 30%

O sistema de monitoramento de geadas da Epagri/Ciram apresentou, nesta quarta-feira (12), uma probabilidade de 10% a 30% da ocorrência de geada em Campo Alegre e nas elevações da Serra do Mar, em Garuva. A previsão é que ela ocorre na madrugada desta quinta-feira (13) e também na sexta-feira (14).

Geada registrada em Garuva no ano de 2016. Foto: Wilson Rauffmann Júnior.

Em relação às temperaturas, os termômetros nas duas cidades poderão marcar nos próximos dias mínimas de 7 °C em Campo Alegre, e 14 °C em Garuva.

A Epagri/Ciram aprimorou a ferramenta em seu site, que agora disponibiliza a probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias e em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência. O produto continua sendo o único do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.



A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que, assim, podem se programar melhor para minimizar os prejuízos causados nas lavouras, como por exemplo, o ensacamento de frutos e a antecipação da colheita (banana); a aplicação de irrigação, de fumaça e de aminoácidos (fruticultura); o atraso no transplante de mudas (maracujá) e a cobertura de mudas com lonas ou palha (horticultura).

A geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela temporal de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à sua ocorrência.

Siga o Folha Norte SC no Facebook e receba mais notícias de Campo Alegre e região!

Texto: Herison Schorr e Epagri/Ciram

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*