Atividades promovem integração entre sociedade e natureza em Itapoá

Produção de pranchas com garrafas pets, coleta de resíduos na praia, distribuição de mudas de árvores e feira de adoção de pets fazem parte das ações

Para promover a imersão da comunidade nos temas relacionados ao cuidado com a natureza, preservação ambiental e sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapoá (Semai) promove diversas atividades na Semana do Meio Ambiente seguindo o tema “Uma só terra” proposto pela Organização das Nações Unidades (ONU).

“Esse tema nos traz a reflexão de que estamos aqui não só para usufruir, mas, também, para cuidar do lugar onde habitamos. E cuidar do meio ambiente faz parte do DNA de Itapoá, ela nos devolve tudo de bom que fizermos por ela. Os resultados são melhorias na qualidade de vida, desenvolvimento econômico com a atração de mais visitantes e investimentos para nossa cidade”, aponta Marlon Neuber, prefeito do município.


As comemorações foram abertas neste dia 1º de junho com a palestra educativa promovida em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA) sobre os temas: Época de Defeso, Pesca Irregular e Safra da Tainha. O objetivo é conhecer ainda mais a realidade da comunidade pesqueira e promover maior aproximação com as secretarias municipais e, também, com a PMA.
Nos dias 2 e 3 de junho, a partir das 9h, a Associação Eco Garopaba vai ensinar os alunos da rede municipal de ensino a produzir pranchas de surfe e stand-up a partir da reciclagem de garrafas pets. O projeto Pranchas Ecológicas, trazido pela Semai, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e será realizado nos períodos da manhã e da tarde, com até 50 crianças por turno.

Palestra foi realizada nesta quarta-feira (1). Foto: Prefeitura de Itapoá


As celebrações serão encerradas no domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com as atividades de caminhada pela orla para recolhimento de resíduos, com saída a partir das 09 horas da praia – na altura da Rua André Rodrigues de Freitas – e chegada na pista de skate. No mesmo local haverá a distribuição de mudas de árvores, feira de adoção de cães e gatos organizado pelo Centro de Bem-estar Animal (CBEA) que levará os animais chipados e castrados para serem adotados. Além disso, haverá apresentação musical com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. “Muito importante a participação de todos os cidadãos para mostrarmos como tratamos bem a nossa terra”, finaliza Neuber.

Serviços:
2 e 3/06
Projeto Pranchas Ecológicas
Horário: das 09h às 11h30 e das 13h30 às 15h30
Locais: 2/3 – Espaço A+ | Escola Ayrton Senna
3/6 – Espaço A+ | Escola Monteiro Lobato

5/6
Caminhada e coleta de resíduos na praia
Horário: a partir das 09h
Local: saída da praia (na altura da Rua André Rodrigues de Freitas), e chegada na pista de skate

Feira de Adoção e distribuição de mudas
Horário: a partir das 9h
Local: Tenda instalada na pista de skate.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*