Araquari inicia projeto que prevê confecção de camas para cães e gatos

Os animais contemplados serão os que estão em lar temporário e de tutores, aos quais a fiscalização do órgão identifique a necessidade

Chamado de “Caminhas Quentinhas”, o novo projeto da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Araquari – Fundema, tem como objetivo arrecadar materiais e captar voluntários para confecção de camas para cães e gatos. Os animais contemplados serão os que estão em lar temporário e de tutores, aos quais a fiscalização do órgão identifique a necessidade. A iniciativa tem como proposta garantir o bem estar animal e incentivar o voluntariado e solidariedade com a causa animal na comunidade araquariense. 

Os materiais que podem ser doados, tais como tecidos, flocos de espuma, poliéster, fibra siliconada e enchimento de origem animal (penas) , normalmente são encontrados em sofás velhos, colchões, travesseiros, almofadas e até mesmo no interior de cobertores. O ponto de coleta é a sede da Fundema, mas moradores que queiram doar e não puderem se deslocar até a fundação, podem entrar em contato e pedir que a retirada seja feita no domicílio. 

“Muitas vezes, esses materiais poderiam ser descartados de maneira incorreta. Então, além de estarmos dando um bem estar para animais, estamos ainda reutilizando resíduos, auxiliando o meio ambiente”, explica a bióloga e gerente técnica de preservação e gestão de áreas verdes da Fundema, Gabriela Truppel Schmidt.

Além da coleta de materiais, a Fundema está em busca de voluntários, em especial costureiras, para confecção das caminhas. Quem tiver interesse, pode entrar em contato por e-mail (eng.ambiental@araquari.sc.gov.br e biologa@araquari.sc.gov.br), telefone (3434-0466), ou presencialmente, na Rua Bom Jesus, nº 255, no Centro de Araquari. 

Conheça mais projetos voltados ao bem estar animal

Portal de adoção de cães e gatos

A Fundema de Araquari tem uma página dentro do site oficial da Prefeitura de Araquari com fotos e informações de cães que estão disponíveis para adoção. A ideia é incentivar a adoção responsável e proporcionar a esses cachorros um novo lar. 

Clique aqui e conheça os animais disponíveis para adoção.
Clique aqui e baixe a cartilha contra maus tratos e abandono de animais. 

Projeto Lar Temporário

Todos os dias, a Fundema de Araquari recebe denúncias de maus tratos a animais domésticos. Alguns desses cães e gatos precisam ser resgatados e, por Araquari não ter um abrigo animal, o órgão lançou o projeto Lar Temporário, com a ideia de que os moradores acolham esses animais. Já o custo com tratamento veterinário, medicamentos, alimentos e higiene, por exemplo, serão bancados pelo órgão. Para participar do projeto, basta ter um ambiente acolhedor, que será vistoriado pelos fiscais da Fundema antes do acolhimento. Os interessados devem preencher um formulário de intenção. 

Clique aqui para acessar o formulário.

Castração e identificação de animais

Outro serviço oferecido pela Fundema é a castração e identificação de animais de forma gratuita para tutores de baixa renda que recebam até um salário mínimo e meio e também de animais de rua.  O Centro de Castração foi implantado com o objetivo de controlar e diminuir, principalmente, a população de animais abandonados.  

Rua Bom Jesus, 111, Centro
Fone: (47) 9.8489 3921

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*