Araquari: “CooperAção” acontece na sexta-feira (14), no IFC

Evento traz a importância do cooperativismo e associativismo para o fortalecimento da agricultura no município

Ele será realizado na sexta-feira (14), às 9 horas, no Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), por meio de uma parceria da Prefeitura, pela Secretaria de Agricultura e Pesca e a instituição de ensino. O evento “CooperAção” é gratuito e espera reunir os agricultores de Araquari para a discussão do tema “cooperativismo e associativismo” e a importância deles para o fortalecimento da agricultura na cidade. 

“Nesse primeiro encontro queremos estimular essa organização cooperativa através da troca de experiências e do aprofundamento do tema com os produtores rurais e pescadores de Araquari”, explica o secretário de Agricultura e Pesca, James Schroeder. 

Segundo ele, Araquari tem potencial de desenvolvimento em culturas como as hortaliças e a fruticultura, além da pesca artesanal, que dispõem de um grande mercado consumidor regional e a possibilidade de expansão para mercados mais distantes, inclusive na Europa. 

“Nossos produtores rurais são mestres na arte de produzir alimentos de qualidade, contudo a maioria deles encontra dificuldades em virtude da escala de produção. Para enfrentar condições competitivas no mercado, desde a compra de insumos a preços menores, até a agregação de valor aos produtos, a melhor alternativa é a forma cooperativa de organização”, diz James.

Marcará presença no “CooperAção”, a vice-presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas), Ivanete de Souza que também vai abordar o tema e falar de sua experiência na cooperativa. 

Para participar do evento, o produtor pode realizar a inscrição aqui.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*