Acadêmicos de Joinville lançam documentário sobre rotina de entregadores de aplicativo

Com cerca de 20 minutos, a obra ‘Quem saiu para entrega?’ conta a rotina de cinco entregadores de refeições por aplicativo, que vivenciam a invisibilidade por parte da sociedade

Quem está por traz das entregas de nossas refeições solicitadas por aplicativos de alimentos? Mostrá-los é a proposta de uma equipe de acadêmicos de publicidade e propaganda, que lançaram neste mês o documentário: ‘Quem saiu para entrega?’.

Com cerca de 20 minutos, a obra conta a rotina de cinco entregadores de refeições por aplicativo, que vivenciam a invisibilidade por parte da sociedade. “Nossa ideia principal do filme é humanizar o entregador. São histórias deles. Muitas vezes, tu nem vai dar bom dia ou boa noite, e nem vai olhar na cara”, afirma o francisquense Leonardo Roque, de 22 anos, que, acompanhado dos colegas Evaldo Neto e Paula Souza, e sob orientação da professora Beatriz Cavenaghi idealizaram e produziram o trabalho.

O francisquense Leonardo Roque que, atualmente, mora em Joinville, é um dos idealizadores do projeto. Foto: Acervo

Para Leonardo, como o trabalho é um projeto experimental, a proposta da produção audiovisual também adentra à técnica do cinema mobile, com a utilização do celular para fazer as gravações na vertical.

Um fator crucial para a construção do trabalho neste formato foi a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil. No projeto anterior, os próprios acadêmicos fariam as gravações; porém, com a orientação de distanciamento social, houve a necessidade da equipe fazer uma seleção nacional com 55 entregadores, onde cinco foram escolhidos para gravarem suas próprias vivências, onde mostram, muitas vezes, a falta de empatia dos clientes, como afirma um dos entregadores que viu-se na obrigação de deslocar-se apenas para entregar um canudo de bebida, que, de acordo com o cliente, ‘haviam esquecido de enviar’.

Para acompanhar esta e demais histórias apresentadas pelo documentário, clique aqui.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*