Epagri/Ciram desmente chegada de furação em Santa Catarina

O que ocorrerá na próxima semana é a ação de um sistema de alta pressão que trará chuvas ao Estado

Nos últimos dias, a Epagri/Ciram identificou a divulgadas nas mídias de “notícias alarmistas e sensacionalistas”, como classificaram sobre a possibilidade de formação de um furacão no litoral Sul do Brasil, na próxima semana.

De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, não há previsão de furacão no momento. O que ocorrerá na próxima semana – dias 5 a 7 de abril – é a ação de um sistema de alta pressão que estará predominando na costa Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima – transporte de umidade do mar para o continente – na faixa Leste do Estado, provocando chuva mais persistente e totais mais elevados no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde o acumulado pode superar os 100mm.

Sistemas meteorológicos trarão chuva para o Estado na próxima semana. Arte: Epagri/Ciram

A partir do dia 8 de abril, a entidade de monitoramento destaca que um outro sistema de baixa pressão se formará no oceano, próximo ao Litoral entre SP e RS, com deslocamento para alto mar. “Ressalta-se que ambos os sistemas previstos para a próxima semana são característicos dessa época do ano e com atuação dentro da normalidade”, diz a Epagri/Ciram em nota.

Fonte: Epagri/Ciram

Adaptação: Jornalista Herison Schorr

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*