Araquari recolhe mais de 108 toneladas de lixo reciclável em 2020

Dados de um estudo da Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil apontam que o país gera em torno de 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos e que desses, até 40% pode ser reaproveitado e reciclado, porém, apenas 13% desses resíduos são encaminhados para a reciclagem

O serviço é oferecido por uma empresa licitada pelo município e acontece todos os dias da semana, contudo em cada dia, atendendo bairros diferentes. Em fevereiro, a empresa realizou o fechamento que apontou mais de 108 toneladas de lixo reciclável recolhido por meio do serviço de coleta seletiva, em 2020. 

“A coleta seletiva busca separar o resíduo orgânico do reciclável. Nosso objetivo é poder dar um direcionamento correto ao material reciclável e contribuir dessa forma, com o meio ambiente”, explica Adriano Portugal, presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema), que segue acompanhando os relatórios da empresa. 

Segundo ele, a cidade é uma das poucas que possui uma usina de reciclagem. “Nós temos que valorizar esse serviço que além de contribuir ambientalmente, acaba empregando muitas famílias”, completa. 
O relatório divulgado pela empresa aponta a coleta de 23,2 toneladas de vidros, 39,4 toneladas de papel, 21 toneladas de plástico e 24,4 toneladas de sucata.  

Dados de um estudo da Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil apontam que o país gera em torno de 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos e que desses, até 40% pode ser reaproveitado e reciclado, porém, apenas 13% desses resíduos são encaminhados para a reciclagem.

Confira as categorias de lixos recicláveis
Vidros: garrafas, potes de produtos alimentícios ou copos.
Plásticos: embalagens, garrafas, copos, tampas, sacolas, baldes, potes de alimentos e materiais em PVC.
Metal: latas de refrigerante, ou enlatados no geral.
Papéis: papelão, papel branco ou papel misto.

Confira as datas da coleta seletiva por bairros
Segundas-feiras: Porto Grande, Colégio Agrícola, Ponto Alto e Itinga (lado esquerdo, indo de Araquari para Joinville).
Terças-feiras: Centro, Volta Redonda, Areias Pequenas e Linguado.
Quartas-feiras: Corveta, Rainha, Itapocu, Barra do Itapocu e Morro Grande.
Quintas-feiras: Morro do Jacu, Rio do Morro e Itinga (lado direito, indo de Araquari para Joinville).
Sextas-feiras: Guamiranga, escolas, igrejas, associações e pequenas indústrias e comércios. 
 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*