Araquari abre cadastro para vacinação de profissionais da educação e forças de salvamento

Professores, como demais funcionários das escolas, policiais e bombeiros serão imunizados nesta etapa

Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu nesta segunda-feira (22), o cadastro para profissionais que trabalham em unidades de ensino e, também, de policiais e bombeiros. Esses profissionais fazem parte do terceiro e quarto grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. A imunização ainda está no primeiro grupo, sem previsão de término. 

O objetivo é identificar esses profissionais para que o agendamento possa ser feito de forma mais organizada e eficaz. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, são considerados trabalhadores da educação todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico – creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA – e do ensino superior. Já o cadastro das forças de salvamento é permitido a policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais. No momento da vacinação, o profissional precisará comprovar o vínculo profissional no município.

Clique aqui para acessar a ficha de cadastro. 

Trabalhadores da saúde

O cadastro para trabalhadores da saúde que não são vinculados à rede municipal de saúde ainda está ativo e quem perdeu o prazo inicial pode se cadastrar. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, são considerados trabalhadores da saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares -, quanto os trabalhadores de apoio – recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros -. Dessa forma, estão contemplados nesse grupo todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares -cuidadores de idosos, doulas/parteiras -, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Vacinação em Araquari

Desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, Araquari recebeu 1.355 doses do imunizante e até essa segunda-feira, 22, aplicou 100% da doses no grupo prioritário da primeira fase: trabalhadores da saúde, indígenas e idosos. Araquari acumula 2.014 casos positivos de Covid-19, sendo que 131 estão em tratamento e 34 moradores perderam a vida. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*