Amunesc: presidente e vice discutem alternativas no enfrentamento da pandemia

Segundo levantamento divulgado dessa segunda-feira (22), 97 pacientes aguardam vagas em UTI na região

O presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, se reuniu na manhã de ontem com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, para juntos buscarem soluções integradas para a nova onda da pandemia. Assim como já aconteceu em outras regiões do estado, a região da Amunesc registra um grande número de casos ativos aliado a um crescimento no índice de transmissibilidade. A consequência dos dados é, também, o aumento no número de casos graves com necessidade de internação. Segundo levantamento divulgado dessa segunda-feira (22), 97 pacientes aguardam vagas em UTI na região.

“Joinville é referência na região para o atendimento de casos graves e vim aqui manifestar preocupação com o quadro que estamos vendo. Enquanto presidente da Amunesc coloquei a entidade à disposição para buscarmos juntos alternativas que ajudem a minimizar a crise enfrentada pela saúde”, declarou o presidente.

Protocolos utilizados em outras regiões serão adotados para tentar diminuir o agravamento da doença e a necessidade de intubação. Profissionais de Manaus já estão na cidade para treinar as equipes locais no uso do CPAP, equipamento utilizado em casos de apneia do sono para enviar fluxo de ar às vias respiratórias por meio de uma máscara. Os resultados do uso deste equipamento em Manaus foram fundamentais para o município do norte vencer a falta de leitos e de oxigênio em janeiro deste ano.

“Temos que frear o contágio e reforçar a importância das pessoas seguirem as medidas de prevenção, mas também temos que encontrar formas mais eficazes de tratar os pacientes internados, evitando que precisem ser o intubados ou internados em UTI”, afirmou Rodrigo, que também é médico. A articulação da região no enfrentamento da pandemia também será pauta da próxima assembleia de prefeitos, agendada para o próximo dia 31.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*