Procon apreende latas de cereal para bebês com validade vencida em supermercado de Garuva

“Alimentação infantil foi algo que nos preocupou bastante, porque foram várias latas de produtos vencidos”, enfatizou Clarice, coordenadora de fiscalização

Após receber uma denúncia, o Procon de Florianópolis realizou na semana passada uma fiscalização nos supermercados de Garuva. Durante a ação, foram encontrados e apreendidos em dois supermercados 152 produtos com data de validade vencida, que passavam de 10 dias a quase dois meses de vencimento. Por ainda estarem em processo judicial, os nomes dos supermercados não foram apresentados pela entidade fiscalizadora.

Dentre os produtos vencidos, havia ração para animais, queijo ralado e, segundo a coordenadora de fiscalização Clarice Costa, algo ainda mais preocupante: 18 latas de cereal utilizado para alimentação de bebês e crianças, que estavam vencidas desde o dia 1 de dezembro de 2020. “Alimentação infantil foi algo que nos preocupou bastante, porque foram várias latas de produtos vencidos”, enfatizou Clarice sobre a apreensão em um dos supermercados.

Foto: Procon de Florianópolis

A agente explica que, agora, os comerciantes têm dez dias para apresentar um esclarecimento da apreensão. Durante este processo é lavrado um auto de infração, que vai ser encaminhado ao supermercado. Posteriormente, a assessoria jurídica do Procon vai lavrar uma multa. “Existe todo um trâmite sobre este processo administrativo, não é nada de imediato, temos uma regulamentação para que o processo administrativo ocorra dentro da lei”, ressalta.

Clarice destaque que a denúncia feita em Garuva foi pioneira para desencadear uma série de ações em outros municípios do Estado, onde também houve apreensões. “É muito importante que a população tenha ciência disso e nos comunique, para que a gente possa ir até o local fazer estas constatações e apreensões e, consequentemente, punir o estabelecimento por má conduta”, finaliza.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

1 Comment on "Procon apreende latas de cereal para bebês com validade vencida em supermercado de Garuva"

  1. Eu ja comprei com data vencida condo cheguei em casa Q eu vi joguei fora

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*