27º Batalhão de Polícia Militar completa 11 anos em São Francisco do Sul

Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho participou do evento, entregou medalhas aos policiais homenageados

Na tarde de ontem (15), ocorreu a solenidade comemorativa que marcou os 11 anos de criação do 27° Batalhão da Polícia Militar em São Francisco do Sul e de 185 anos da PM em Santa Catarina. O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho participou do evento, entregou medalhas aos policiais homenageados, acompanhado do comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Dirceu Neundorf, do comandante do 27º Batalhão, tenente-coronel Jaílton Franzoni de Abreu, além dos promotores de justiça de São Francisco do Sul, Alan Rafael Warsch e Diogo Luiz Deschamps.

Na ocasião, também foi realizada a inauguração do Espaço Cívico, que levou o nome do 3° sargento Adoniran Sebastião de Oliveira, o qual atuou por 22 anos e 5 meses, representando o policial que mais tempo permaneceu na ativa na cidade. O tom foi de emoção com a presença da família do sargento, já falecido. A esposa Kátia Maria de Moura foi convidada a fazer o descerramento da placa em homenagem ao sargento. Polícia Militar de São Francisco do Sul 185 anos de história: A história da Polícia Militar em São Francisco do Sul quase que se confunde com a história da instituição em Santa Catarina. Em 5 de maio de 1835, por meio da lei provincial n° 12, o presidente da província de Santa Catarina, Feliciano Nunes Pires, cria a força policial.

História

No ano de 1836, uma tropa oriunda de Canoinhas desembarca na vila. Em 1918, a força policial ganha uma sede própria, na rua Coronel Carvalho, o Palácio dos Mottas. Em 1987, o destacamento foi elevado à categoria de pelotão. No ano de 1995, o pelotão se transformou na 4ª/8º batalhão e em 2005, 4ª Companhia transformou-se em guarnição especial de São Francisco do Sul. E em 18 de dezembro de 2009, por decreto governamental é criado o 27º Batalhão da Polícia Militar. Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Santa Catarina.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*