Prefeito de Araquari será o novo presidente da Fecam e da Amunesc

Entre as pautas que serão defendidas pelo novo presidente está o fortalecimento dos municípios, principalmente, no que diz respeito à autonomia financeira, descentralizando os recursos públicos

O prefeito reeleito de Araquari, Clenilton Pereira, assume nesta quinta-feira, (14), a presidência da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc, para o ano de 2021. A eleição e posse faz parte da pauta da assembleia geral, marcada para às 14h, restrita aos prefeitos dos nove municípios associados. A indicação do próximo presidente faz parte de um sistema de rodízio implantado na entidade há alguns anos.

Fundada em 1973, a Amunesc é uma entidade sem vinculação político-partidária, reconhecida como utilidade pública estadual. Para o prefeito de Araquari, assumir a presidência da entidade requer responsabilidade com a busca pelo fortalecimento dos municípios. “Estou feliz e honrado com a função de liderar essa associação tão importante para nossa região. Parabenizo a entidade pelo sistema de rodízios dos presidentes, em que contempla e valoriza os municípios associados. Agradeço, também, a confiança de cada prefeito”.

Na Federação Catarinense dos Municípios – Fecam, Clenilton também assumirá a presidência para a gestão 2021/2022. A decisão foi anunciada pela entidade após a reunião de registro da chapa de consenso, realizada na segunda-feira (11), em formato presencial e virtual. A nova gestão terá como vice-presidente a prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher, PL, que representa a Amplasc – Associação dos Municípios do Planalto Sul de SC.

Com cerca de 40 anos de história em Santa Catarina, a federação tem como objetivo fortalecer a administração pública municipal e consolidar o movimento municipalista. Formada por representantes de 21 associações de municípios, esta é a primeira vez que a entidade será presidida por um prefeito de abrangência da Amunesc. Para Clenilton Pereira, prefeito reeleito de Araquari com 82% dos votos, a Fecam é um exemplo da força do associativismo catarinense e uma das federações mais importantes do país.

“Santa Catarina é um berço de produtividade. Seja no Oeste com a pecuária, no Vale com a agricultura, no Sul com a força carbonífera ou na nossa Serra e Litoral com o turismo. A região Norte e Nordeste com sua forte atuação industrial representa grande parte de nossa economia. E representar esta região é a certeza de muito trabalho em busca de parcerias público-privada para contribuir com a geração de emprego, renda e qualidade de vida”, destacou.

Entre as pautas que serão defendidas pelo novo presidente está o fortalecimento dos municípios, principalmente, no que diz respeito à autonomia financeira, descentralizando os recursos públicos. “Vamos trabalhar em conjunto com o Conselho Nacional dos Municípios, sempre em busca de conquistas para os 295 municípios do Estado”, conclui Clenilton Pereira.

A assembleia de eleição e posse dos novos membros da Fecam será realizada no dia 20 de janeiro, a partir das 8h30, em formato virtual e presencial, em Florianópolis. A solenidade será conduzida pelo atual presidente, o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.

Clenilton Pereira

Clenilton foi reeleito prefeito de Araquari com 82% dos votos nas eleições de 2020. Com 20 anos de vida pública, foi o mais jovem a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Araquari, ocupando o cargo de vereador por três vezes. Formado em marketing e empresário, já ocupou o cargo de subprefeito do Itapocu, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito de Araquari. Entre as ações de destaque, está o protagonismo na instalação da montadora alemã BMW na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*