Por que Garuva é considerada o “Pantanal do Sul”?

Na alta temporada, entre 700 e 1 mil pescadores visitam o município, movimentando economicamente o setor turístico

Paraíso das águas, terra da banana e do arroz, da chuva e, agora, “Pantanal do Sul”. Para consolidar a nova denominação ao município garuvense, a Prefeitura instalou, em dezembro do ano passado, um pequeno monumento às margens do rio Palmital. Para muitos que ainda não conhecem o sentido da designação, o Folha Norte SC conversou com os responsáveis pelo setor de Turismo do município que elucidaram sobre o assunto.

No início da conversa, o setor nos apresentou um dado surpreendente, que pode parecer despercebido para quem não mora no bairro Palmital: em alta temporada, por mês, hospedam-se nas sete pousadas da região, entre 700 e 1 mil pescadores e suas famílias, movimentando economicamente o setor turístico do município.

Famoso na região, o robalo é um dos peixes mais procurados pelos turistas que, como no vídeo, costumam gravar as pescarias. Gravação: Youtube

Segundo o setor, esta grande procura pelas águas garuvenses está relacionada com a diversidade da fauna e flora da região, que tem um diferencial ainda melhor relacionado ao Pantanal brasileiro, localizado no Centro-Oeste do país.

“A vantagem de proximidade com o mar nos dá a água salobre, então a diversidade de espécie tanto na fauna quanto na flora é muito maior, por isso temos essa grande procura, até a nível internacional”, explicam.

Melhorias no bairro Palmital

Em 2021, o bairro Palmital ganhará uma atenção especial do setor público que somará com as necessidades do setor privado para melhor receber o fluxo de turistas. Nessa quarta-feira (6), o prefeito de Garuva Rodrigo David assinou um contrato no valor de R$481.104,00 em contrapartida de R$20.000,00 com destino à pavimentação asfáltica do bairro.

Pescaria no rio Palmital. Foto: Divulgação

“Esta pavimentação será de um trecho correspondente a 3.700 metros, e será licitada em dois lotes, um pequeno com o recurso destinado pelo Ministério, e outro maior com recursos totalmente próprios do município”, explicou o prefeito.

Outra novidade, contada pelo setor municipal de turismo, será a construção de um portal no Contorno Sul, para atrair novos turistas. Com as ações, a representante do turismo garuvense acredita que estimulará as pousadas do bairro para buscar melhorias na recepção dos visitantes.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*