Moradores de São Francisco do Sul passam Réveillon com casas alagadas

“A gente fez uma jantinha, mas comemos no meio da água, nem comemorei, nem temos mais ânimo de fazer”, contou a vendedora Ana Paula de Castro, 43 anos, moradora do Acaraí

Uma forte chuva que atingiu São Francisco do Sul na última noite de 2020 alagou casas dos bairros Acaraí e Rocio Grande. Segundo moradores, a água começou a subir às 21h, enquanto finalizavam os preparativos da ceia de Ano Novo.

Casa alagada no bairro Acaraí, em São Francisco do Sul. Gravação: Divulgação

“A gente fez uma jantinha, mas comemos no meio da água, nem comemorei, nem temos mais ânimo de fazer”, contou a vendedora Ana Paula de Castro, 43 anos, moradora do Acaraí, que teve o lar invadido pela água barrenta da enxurrada.

Ana Paula de Castro com a casa invadida pela água. Foto: Divulgação

Ana afirma que ainda contabiliza os prejuízos, com a perda de sofá, guarda-roupas e armários. Ela acredita que a casa, que é de madeira, onde moram cinco pessoas, também foi prejudicada pelo temporal.

Para Ana, este triste evento foi visto como atípico por ela e pela família, já que nunca passaram por algo parecido em São Francisco do Sul. “Aqui no Acaraí é uma tristeza só, nunca vi isso”, diz.

O bairro Rocio Grande também foi um dos mais afetados pela enxurrada do dia 31. Maria Luiza Ferreira, 21 anos, atendente de Call Centre, estava em casa quando viu a água subir. Imediatamente, com a ajuda da família, levantou os móveis para não perdê-los.

Alagamento no bairro Rocio Grande. Foto: Divulgaçaõ

Novos em São Francisco do Sul, a jovem diz que se assustou com o excesso de chuva que caiu no município na noite de ontem: “Está horrível aqui em casa”, destacou.

Enxurrada em São Francisco do Sul. Gravação: Divulgação

Maior acúmulo de chuva de Santa Catarina

Em 24 horas, São Francisco teve o maior acúmulo de chuva entre os municípios do estado, com 212mm, segundo levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina.

Arte: Defesa Civil de Santa Catarina

Ainda de acordo com previsão da Epagri/Ciram, a chuva irá continuar no município nesta semana, mas de forma reduzida, com uma média de 4mm por dia.

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*