Pizza de 1 metro vira atração turística em Garuva

Com 36 pedaços, de até seis sabores diferentes, a Pizzaria São João lançou em dezembro a maior pizza da região

O sonho de todo amante de pizza tornou-se uma saborosa realidade na Pizzaria São João, em Garuva. O local oferece desde o início do mês de dezembro uma pizza com exatos 1 metro de comprimento. 

Foto: Herison Schorr

Pesando cerca de 3 kg, a pizza com 100 centímetros e vendida no valor de R$ 120, caiu na graça da população garuvense, e virou até ponto turístico, pois pessoas de outras cidades visitam o local especialmente para experimentar os 36 pedaços, de até seis sabores diferentes, que a maior pizza da região oferece.

Jaqueline Westrupp E. da Cruz é professora de educação física e moradora do bairro Saguaçu, em Joinville. Ao saber sobre a pizza de 1 metro, veio especialmente a Garuva para experimentá-la. A professora conta que conheceu a pizzaria através de uma amiga, e, ao ler nas redes sociais que ela iria oferecer esta novidade, não pensou duas vezes em trazer sua família e amigos para experimentá-la. 

Helena Padilha e Murilo Borges, proprietários da Pizzaria São João, contam que a ideia de fazer uma pizza de 1 metro veio de encontro à experiência de querer proporcionar às famílias aquela união gostosa da reunião em torno de uma pizza. “Quisemos proporcionar um jeito diferente de comer pizza, para tornar os momentos de união entre família e amigos ainda mais especial”, destacam as proprietários da pizzaria que vende por mês cerca de 3 mil pizzas, além de hambúrgueres artesanais, porções e calzones deliciosos.

Outro fator importante para sua criação foi a vontade de dar ao município algo diferente, para destacá-lo na região com um novo atrativo. “A pizza é um dos pratos mais pedidos no mundo inteiro, vem de uma culinária muito querida por todos: a culinária italiana, que remete justamente à família, à união, à celebração, e, pensando em celebrar esse tipo de culinária e momento familiar é que pensamos em fazer uma pizza que fosse representar isso”, afirmam.

Sabores da terra

Com a iniciativa de valorizar a culinária regionalizada, Helena conta que, para compor a pizza gigante, os visitantes podem provar sabores típicos de Santa Catarina, como a pizza Moda do Chefe: feita com linguiça Blumenau, catupiry e parmesão; pizza Alemã, feita com: linguiça defumada, molho de mostarda e mel e a pizza São João, feita com  linguiça defumada, manjericão e tomates frescos. Outras pedidas especialmente da casa são as: pizza com Batata Fritas, Filé com Fritas, Doritos, Linguiça Defumada, e a doce: pizza Ninho Trufado.

Como é preparada uma pizza de 1 metro?

Para dar ainda mais um sabor acentuado, tanto à massa da pizza de 1 metro, quanto às demais, elas são feitas com uma massa que fica até 72 horas em maturação. Após, é retirado cerca de 1 kg de massa, que é esticada em uma tábua feita sob medida para a pizza gigantesca. A proprietária destaca que a massa é aberta na hora do pedido, e não ė pré-assada.

Em seguida, a pizza é recheada com aproximadamente meio quilo de queijo e com demais ingredientes, assim como o molho de tomates selecionados e importados que é feito ali mesmo. “Estamos sempre a procura dos melhores ingredientes e novidades que o mercado pode oferecer”, enfatiza Helena sobre a qualidade dos ingredientes.

Com a pizza preenchida, é hora de colocá-la em uma esteira que passa por dentro de um forno, a 340 graus. Cerca de três minutos depois, do outro lado, a pizza de 1 metro sai assada e suculenta, pronta para consumo. “São, ao todo, 13 pessoas envolvidas no processo de fabricação da pizza de 1 metro”, conta Helena. 

Gravação: Herison Schorr

A proprietária da pizzaria sugere que a pizza de 1 metro seja consumida no local, pois a pizzaria ainda está estudando uma forma de entregá-la em domicílio. 

Como tudo começou

Inaugurada em 2014, a Pizzaria São João foi batizada com esse nome por estar localizada, inicialmente, próxima a um dos rios mais procurados pelos turistas da região: o rio São João. O nome também tornou-se uma homenagem a São João Batista, padroeiro de Garuva, muito lembrado em celebrações juninas. Atualmente a pizzaria está localizada na Avenida Paraná.

Para dar mais comodidade aos clientes, recentemente a pizzaria investiu em um forno especializado para pizza, e, também, em um serviço de pedidos on-line. Ao longo prazo, a Pizzaria São João pretende abrir um pub ligado ao local.

Siga a Pizzaria São João no Facebook e no Instagram.

Telefone para contato: 47 99729-9392 ou 47 3432-9883.

1 Comment on "Pizza de 1 metro vira atração turística em Garuva"

  1. A pizza deles é ótima, a melhor da cidade! 🥰❤️

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*