“Serei o prefeito do povo, por uma Prefeitura enxuta e eficiente”, diz Marcio Tinte, candidato a prefeito de Garuva

Em sua terceira campanha eleitoral, candidato do Republicanos apresentou sua história e propostas na busca pela Prefeitura de Garuva

O empresário Marcio Antônio de Araujo, 51 anos, mais conhecido como ‘Tinte’ é o candidato do Republicanos na disputa pela Prefeitura de Garuva. Em entrevista ao Folha Norte SC, o candidato da coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense” destacou a vontade de, se eleito, estar mais próximo da população, e tornar as atividades da gestão pública mais objetivas.

Tinte e Daiane Mota, candidatos à Prefeitura de Garuva pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”. Foto: Acervo

“Serei o prefeito do povo, por uma Prefeitura enxuta e eficiente”, diz.

Marcio Araujo, candidato à Prefeitura de Garuva pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”.

História do candidato

Tinte lembra, como histórico na política, que já foi candidato a prefeito de Garuva por três vezes, e no ano de 2018 tentou uma cadeira na Alesc como candidato a deputado estadual.

Marcio Araujo, mais conhecido como Tinte, candidato à prefeito de Garuva pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”. Foto: Acervo

O candidato conta que sua vida política se iniciou desde cedo onde, segundo ele, sempre buscou ajuda para causas sociais, além de lutar ao lado da população em busca de melhorias para Garuva.

Marcio Antônio de Araujo e família: Mauri Jose de Araujo, Marilsa das Dores de Araujo, Marcia Iliane da Silva, Jose Ernani de Araujo, Maria Marilia Rosa, Maurilio Ernane de Araujo.
Foto: Acervo

“Independente de ano eleitoral, sigo na luta por essa cidade que tanto amo, a qual nasci e cresci, pois acredito no potencial de tudo que ainda posso fazer pelo povo garuvense”, enfatiza.

Tinte na infância. Foto: Acervo

Para ingressar como vice na corrida eleitoral, Tinte escolheu a engenheira civil Daiane Mota, de 28 anos, única mulher a disputar o cargo de vice-prefeita nestas eleições de 2020, em Garuva.

Daiane Mota, candidata à vice-prefeita pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”.
Foto: Acervo

“Ingressei na política, pois acredito que a mulher deva ter mais voz e representatividade”, ressalta a candidata.

Daiane Mota, candidata à vice-prefeita pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”.
Daiane na infância. Foto: Acervo

No ano de 2016, Daiane foi a candidata a vereadora mais votada pelo partido Republicanos. Em 2018, tornou-se mãe e, de acordo com ela, busca, “além de representar os interesses femininos, lutar por causas sociais e educacionais”, destaca.

Daiane com o esposo Eduardo Iorram de Araujo e a filha Bianca de Araujo. Foto: Acervo

Propostas de Governo da coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”

Educação

Na educação, além da valorização profissional, um compromisso com o resultado educacional deve ser mantido. Os ensinos fundamental e médio devem ser monitorados e ativamente gerenciados, buscando sempre atingir níveis maiores de excelência.

Mas toda essa atenção à educação deve ser acompanhada e monitorada, precisamos usar índices como o IDEB, por exemplo, para planejar e controlar nossos resultados.

Temos no fundamento de nossa campanha, a valorização da mulher. É fato que hoje, muitas mães enfrentam o dilema de trabalhar ou cuidar dos filhos. Queremos mudar isso, queremos dar estrutura e pessoal necessários para uma creche integral, com mães podendo deixar seus filhos independente do horário de serviço.

Daiane em campanha com Sibelli Lima Borges e Ari Furtado. Foto: Acervo

Saúde

Precisamos dar aos profissionais a infraestrutura adequada para ampliar a atendimento de nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sendo o principal ponto de apoio a emergências da cidade, o garuvense merece uma UPA equipada e com uma unidade de UTI móvel para atendê-lo.

Implantação do programa ‘Nascer em Garuva’, que se trata da construção de um setor clínico que atenda aos partos para gestantes de baixo risco, dando apoio do início ao fim da gestação, com obstetras, enfermeiras e pediatras.

Turismo

O turismo em Garuva é algo fantástico, com belezas naturais diversas: Serra do Mar, rios, baías entre outros. Porém, vemos grave lacuna de investimentos no setor em nosso Plano PluriAnual (PPA) e acreditamos que investimentos planejados no setor têm grande potencial de retorno para o município. Além de deixar a cidade mais bonita, ela fica mais atrativa a turistas que estariam somente de passagem. Garuva é conhecida como o paraíso das águas, é também sortida com a mais variada flora, tendo nas orquídeas um destaque especial, com orquidários locais que exibem diversas espécies de orquídeas aqui cultivadas.

Embora seja naturalmente irrigada por seus rios e muito fértil às plantas, Garuva hoje não demonstra nenhuma dessas qualidades em seus espaços públicos. Atrativos como ruas, praças e outros ambientes públicos seriam muito mais chamativos a turistas e mesmo aos garuvenses que quisessem andar por esses locais, se essas belezas naturais fossem passadas aos espaços públicos.

Marcio Tinte em campanha com o senhor Ulisses. Foto: Acervo

Saneamento Básico

Saneamento básico é fundamental quando se fala em um desenvolvimento sustentável. Garuva vive hoje um problema a ser resolvido, nossas ruas não têm rede de esgoto. Todos o dejetos, passam por fossa-filtro e são jogados em rede fluvial, podendo gerar a poluição de nossos rios, em casos de fiscalização omissa. O fato é que não podemos contar com a sorte, devemos proteger nossas águas.

Mobilidade Urbana

Municipalizar o trecho urbano da Avenida Paraná. Mais segurança para turistas e comodidade para os garuvenses. Acreditamos que os municípios devem ter maior autonomia sobre a gestão de seus recursos. Neste sentido, vemos na Avenida Paraná um grande potencial atrativo em nosso município que hoje não é explorado.

Além disso, Garuva tem hoje seu movimento concentrado em trechos das Avenidas Paraná (SC-415) e Celso Ramos. Devemos buscar, no plano de mobilidade urbana, a gestão desse fluxo de pessoas por outras vias arteriais do município. Com essa mudança, outras ruas da cidade ficariam melhor utilizadas, melhorando o comércio na localidade e tirando o excesso de pessoas em uma única avenida. Com isso, melhoramos a mobilidade urbana e o comércio local.

Agricultura

Promover palestras, Dias de Campo e reuniões técnicas para troca de experiências, visando à capacitação e aperfeiçoamento dos produtores e a diversificação de suas atividades. Assim, implementar, fortalecer e ampliar ações integradas entre a agricultura e a educação, proporcionando a capacitação e profissionalização dos jovens em diversas atividades.

Além de manter e incentivar políticas públicas para a geração de renda para os agricultores familiares, através da venda de seus produtos, também disponibilizar de assistência técnica de qualidade aos agricultores para orientação e esclarecimentos mediante palestras, encontros e visitas de técnicos diretamente nas propriedades.

Candidatos a vereadores pela coligação “Juntos Pelo Povo Garuvense”

TIÃO INACIO DO URUBUQUARA10000
MARA FISIOTERAPEUTA10001
ANDRE ANTUNES DA ROCHA10010
SAMUEL INDALENCIO10100
DOLORES DO BARRANCOS10101
ROGERIO DA AMBULANCIA10110
EDONIR MOTA10111
BACK10123
MARILDA JOANA10210
JOEL DA AGROPECUARIA10222
ELIZANGELA DA SILVA10263
ELI FRANCISCO SALES10333
TECO DO ESPORTE10555
JESSICA SOUZA10800

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*