Folha Norte SC completa um ano nesta quinta-feira

Site abraçou o jornalismo local e hoje chega a Araquari, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul

A necessidade de apresentar um jornalismo forte e de qualidade para a região Nordeste de Santa Catarina somado com a busca de trabalho após a formação acadêmica são os dois pilares fundamentais que tornaram o Folha Norte SC uma realidade.

Planejado no mês de agosto de 2019 por três jornalistas recém-formados, o jornal ganhava, aos poucos, nome, cores, editorias, logomarca, redes sociais e um site. Garuva foi escolhida para ser a sede do jornal, onde, de início, abrangeria Itapoá e São Francisco do Sul; em maio deste ano, o jornal, em um movimento de expansão, chega a Araquari e Campo Alegre.

Na primeira matéria publicada no Folha Norte SC, às 18h do dia 26 do ano passado, a história de Suellen e seu filho Gabriel foi escolhida para apresentar aos moradores da região uma nova forma de se fazer jornalismo.

Foto: Herison Schorr

No dia seguinte da publicação, a matéria chegava em todo o país, sendo replicada em 66 veículos de comunicação do Brasil, como Globo, SBT e Record. A repercussão surpreendeu a equipe do Folha Norte SC que não esperava, de primeiro momento, uma ascensão do jornal já no primeiro passo.

Gravação: Hoje em Dia

Nos meses seguintes, o Folha Norte SC ganhava uma nova roupagem, à medida que se desenvolvia, adentrando às casas dos municípios onde trabalha, sendo reconhecido como um novo jornal local.

A rápida ascensão da empresa é resultado de uma ótima aceitação dos moradores pela empresa jornalística que veio para mudar a comunidade onde atua, com reportagens que ganham destaque nacional, oferecendo aos moradores da região a oportunidade de assistirem seus conterrâneos nas TVs locais e nacionais contando as belezas de suas histórias, até então desconhecidas.

Reportagens científicas em prol da educação

Um dos fatores que fortalece a credibilidade do jornal é a publicação de reportagens que visam esclarecer a população, trazendo especialistas das diferentes áreas abordadas pela redação, geralmente, temas presentes na sociedade local.

Leia a matéria sobre amamentação e Covid-19. Foto: Acervo

Desde o início da pandemia da Covid-19 na região, o jornal apresenta aos leitores entrevistas com médicos e demais técnicos com uma linguagem acessível para tornar o esclarecimento sobre a doença mais fácil e objetiva, contribuindo para a prevenção. Especialistas divulgam informações importantes à sociedade por meio do Folha Norte SC.

Confira a entrevista com a médica infectologista Renata Araújo Alves explicando sobre a ação da Covid-19 em crianças. Foto: Divulgação


Jornalismo social
O Folha Norte SC abraça inúmeras causas. Durante visitas e conversas com a população dos cinco municípios que o jornal abrange, inúmeras histórias vêm à redação, como o caso de Sônia, uma mãe determinada a dar o melhor conforto à filha com paralisia, mesmo com dificuldades.

Relembre a história de Sônia. Foto: Divulgação

Após a publicação da reportagem, Sônia recebeu apoio de leitores de todo o país, atémesmo, do site brasileiro Razões Para Acreditar que divulgou sua história para o Brasil e arrecadou uma quantia em dinheiro para a itapoaense realizar o sonho da casa própria.

Demais histórias como a de Sônia também foram apresentadas pelo Folha Norte SC, que tornou-se conhecido por suas reportagens que transformaram vidas, como a campanha pela reconstrução de lares garuvenses afetados pelo ciclone bomba, que contou as histórias dos moradores que perderam suas casas que foram reconstruídas com doações que vieram de todo o país.

Outra causa abraçada pelo jornal foi o apoio à comunidade agrícola garuvense, que também teve perdas significativas com a tempestade. As matérias, após publicação, representaram as reivindicações dos agricultores garuvenses aos deputados estaduais e federais.

Apoio à economia local
Com o objetivo de estimular a economia local, o Folha Norte SC oferece serviços de publicidade aos empresários da região que visam expor seus produtos no mercado regional e nacional.
Com a publicação de publicidades nativas, o jornal divulga em suas plataformas os produtos que as empresas lançam no mercado, além de demais atividades das entidades privadas.

Foto: Herison Schorr

Nos últimos meses, o jornal, por meio do associativismo, está presente nos grupos empresariais dos municípios, onde torna-se uma plataforma de divulgação das atividades empresariais destas entidades, promovendo uma aproximação da sociedade com as Associações de Comércio e Indústria.

Turismo e cultura no Folha Norte SC
Tendo consciência da grandeza cultural e turística presente em nossos municípios, a redação do jornal promove rotineiramente os nomes de agentes culturais para dar-lhes a chance de prosperar em suas carreiras.

Conheça a história do Pedrão dos Cordéis de Araquari. Foto: Acervo

A busca dos leitores por atividades turísticas em nossa região estimula o Folha Norte SC a apresentar os locais que tornam-se inesquecíveis após visitas. Em decorrência desta demanda, reportagens sobre as atividades turísticas e as ações dos governos municipais e estaduais para o setor permeiam as pautas semanais.

Em seu aniversário de 1 ano, e prestes a atingir a marca de 1 milhão de acessos no site, o Folha Norte SC agradece a todos os leitores a patrocinadores que tornaram realidade os objetivos de transformar a sociedade por meio de um jornalismo de excelência.

Siga o Folha Norte SC no Facebook e ajude a fortalecer nosso trabalho em prol da população!

Texto: Herison Schorr

Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc


Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*