Educação e formação musical: Pianístico 2020 tem workshops e curso para professores

Os renomados pianistas Carla Reis, Jeff Gardner e Alberto Heller serão os responsáveis pelos workshops

Em sua terceira edição, o Pianístico de Joinville segue cumprindo o desafio de ser mais do que um evento de exibição da arte do piano, mas também de formação e aperfeiçoamento musical de alunos e professores, interagindo com a comunidade escolar, em geral, e estudantes de música. “É um evento comprometido com a qualidade musical da cidade. Por isso, a formação pedagógica é uma de suas importantes frentes.”, sublinha a coordenadora técnica do Pianístico, Karina Menezes, que também é professora de piano. Neste ano, estão programados três workshops direcionados aos músicos e professores de música. 

Pianista Carla Reis. Foto: Acervo

Os renomados pianistas Carla Reis, Jeff Gardner e Alberto Heller serão os responsáveis pelos workshops, abordando o ensino por imitação, na iniciação ao piano, a Harmonia da Música Popular, e a relação entre Corpo, Energia e Movimento na Música. O primeiro workshop, com Carla Reis, será realizado dia 4 de dezembro, às  9h, no Teatro Juarez Machado. Os dois seguintes acontecem no auditório da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, no dia 5, às 10 e 14h, respectivamente. A programação do festival segue todos os protocolos necessários, como número reduzido de participantes e distanciamento social. Os workshops também serão transmitidos ao vivo para quem desejar assistir remotamente. 

Para os professores da rede municipal de ensino de Joinville, o festival proporciona uma formação que relaciona o piano com as outras linguagens artísticas descritas na Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Os professores e alunos receberão uma cartilha, “Pianístico nas Escolas”, que será usada na prática docente e que disponibiliza atividades, informações, links e curiosidades sobre o Piano. 

Pianista Alberto Heller. Foto:  Daniel Queiroz

“A proposta é articular a música a outros saberes culturais, inter-relacionando à diversidade artística humana e pensando na construção do conhecimento musical do professor e do aluno”, explica Patricia Sirydakis Macedo, professora de piano e coordenadora do projeto educacional do Pianístico. A formação será realizada em três momentos:  o primeiro com o curso online propriamente dito, ministrado pela própria professora Patricia, o segundo, com a execução prática dos professores com os alunos. O terceiro momento será o feedback dos professores, que acontece após o evento.

Tanto para os espetáculos quanto para os workshops, as vagas são limitadas. As reservas serão abertas no dia 23 de novembro, no próprio site do evento: www.pianistico.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*